Navegar para Cima

Notícias

Robótica Educacional: Nossos estudantes são medalhistas em Olimpíada e recebem dois prêmios em Festival

03/12/2021
Inovação
14 estudantes se destacaram na Modalidade Teórica da OBR e duas equipes participaram do Festival Marista de Robótica

​​​​​​​​​​​Estudantes do Marista Santo Ângelo participaram do Festival Marista de Robótica​ 2021, na categoria Iniciante. Divididos em duas equipes, intituladas Tigers e Witchers, receberam o Prêmio Empreendedorismo e o Prêmio Pesquisa, respectivamente. 

As crianças e adolescentes dos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental desenvolveram o pré-projeto acerca do tema Engenharia da Empatia, além de trabalharem nas etapas gestão e pesquisa, prototipagem e ideação, codificação e eletrônica, bem como na elaboração do protótipo final. 

Conheça as equipes

As equipes contaram com a orientação das educadoras Andressa Kotz (Robótica Educacional) e Marilei Kovatli (Tecnologias Educacionais). Os campeões que integraram o time Tigers foram Ana Alice Pilau Christensen, Ramsés Khalil Kovatli, Laura Comerlato Demeneghi da Silva, Martina Nascimento dos Santos, Lara Muniz Opitz e Lucca Dagios Zimmermann, do 6º ano EF. Já o grupo vencedor Witchers teve a participação de Guilherme Estivalet Schommer, Arthur Tschiedel Schnorrenberger, Arthur Dezen Bianchini, Gabriel Müller da Rosa, Gabriel Schaurich Wegner, Brenda Zuculoto, Luigi Gheller Veronese e Yasmin da Silva Brauner, que são estudantes do 4º ao 8º ano EF.​

​​ Texto auxiliar da imagem

Estudantes e educadores assistiram o encerramento online do Festival

​​Sobre o Festival Marista de Robótica

Desenvolvido desde 2008, o evento reúne estudantes dos Colégios e das Unidades Sociais da Rede Marista, da PUCRS e de instituições educacionais externas, que durante dois dias protagonizam desafios e pesquisas envolvendo a Robótica Educacional, a codificação e o empreendedorismo. Dentro do Festival, as equipes são incentivadas a participar de quatro modalidades: Desafio de Robôs, Desafio de Drones, Cidade Laboratório e Incubando Ideias.

Em 2021, devido à pandemia de Covid-19, o Festival foi reconfigurado e teve como foco o 12º Desafio de Robôs, com atividades realizadas entre outubro e dezembro. Todos os encontros e o evento de encerramento foram online, por meio da plataforma Microsoft Teams.

“O Desafio de Robôs teve como tema Engenharia da Empatia e, a partir disso, nossos estudantes foram desafiados a construir um robô físico integrando objetos técnicos e humanismo que pudessem proporcionar a empatia, envolvendo componentes como afeto, cognição e emoção", destacam as educadoras Andressa e Marilei.

Estudantes do Marista Santo Ângelo já foram campeões em edições anteriores do Festival. Em 2019, com o tema Os desafios e impactos da exploração espacial, a equipe conquistou o 1º lugar na modalidade Cidade Laboratório. Em 2017, ficou em 2º lugar na mesma modalidade. Em 2016, os estudantes obtiveram o 2º lugar no Desafio de Robôs – categoria Produção de Curta – e 3º lugar na Cidade Laboratório.  

Medalhistas na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)

14 estudantes do Marista Santo Ângelo também foram medalhistas na Modalidade Teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2021. Conquistaram Medalha de Prata Nacional a Luisa Nyari Zborowski e o Luiz Gustavo Nava Bertoldo. Já os jovens Isadora da Costa Batista, João Antônio Pazini Dala Costa, Maria Fernanda Zborowski Kruger, Maria Luíza Kaiser Zimmer, Laurence Girardi Piltz, Arthur Juchen Gomes, Isabela Hübner Mucha de La Rue, Pedro de Oliveira Hescher e Ramsés Khalil Kovatli ganharam Medalha de Bronze Nacional. Os estudantes Amanda Filiero Cenedese, João Henrique Zamperetti Prieb Winckler e João Victor Serafim de Melo receberam Medalha de Honra ao Mérito. ​

​​ Texto auxiliar da imagem

Estudantes conquistaram medalhas de Prata Nacional, Bronze Nacional e Honra ao Mérito na OBR

​Sobre a OBR

A OBR tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. 

Robótica Educacional Marista

No Marista Santo Ângelo, as tecnologias educacionais proporcionam um espaço de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades. A construção do conhecimento ocorre de forma dinâmica, interativa e integrada.

A Robótica Educacional é mais uma de nossas iniciativas para a inserção da tecnologia no cotidiano escolar, dinamizando o jeito de ensinar e aprender. Com as atividades, colaboramos no desenvolvimento do raciocínio lógico, do senso crítico, do trabalho em equipe, da autonomia e da criatividade dos estudantes.