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Projeto alia conceitos de geometria, cartografia e intervenção urbana com Tecnologias Educacionais

17/11/2021
Projetos
Estudantes aplicaram os conhecimentos de Geografia, Matemática e Arte em atividades envolvendo Robótica e Minecraft.

Os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental desenvolveram um projeto envolvendo as Tecnologias Educacionais e as disciplinas de Matemática, Geografia e Arte. As etapas do trabalho consistiram em construir um mundo virtual no Software Minecraft Education, recriando prédios históricos localizados próximos ao Marista Santo Ângelo, bem como a estrutura do Colégio. Na sequência, reutilizaram materiais na confecção de maquetes dos edifícios e localizações apresentadas no jogo, onde também adicionaram paisagens e esculturas.

Assim, para construírem o mundo virtual e as representações físicas dos prédios, os estudantes aprofundaram os conhecimentos em geometria e cartografia – orientação geográfica. 

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Mundo virtual foi construído no Software Minecraft Education​

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Representação do Marista Santo Ângelo no Minecraft

​Para concluir o projeto e sintetizar os conhecimentos, as turmas participaram de um desafio de robôs. Em equipes, os estudantes foram desafiados a responder questões sobre os conteúdos estudados em Matemática e Geografia para realizarem a prova de trajeto guiado com os robôs mostrabot, a partir de comandos enviados por meio de smartphones, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e divertido. ​

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Com os robôs mostrabot​, os estudantes realizarem a prova de trajeto guiado na maquete da cidade

​O projeto foi conduzido pelas educadoras Edilce Escobar (Arte), Luciane Aranalde de Carvalho (Matemática), Denise Vichietti (Geografia), Marilei Kovatli (Tecnologias Educacionais) e Andressa Kotz (Robótica Educacional). 

Tecnologias Educacionais

Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, todas as atividades que envolvem tecnologias educacionais são conectadas com o que é vivenciado nas áreas do conhecimento, proporcionando uma ação reflexiva e criativa na aprendizagem dos estudantes. Esse trabalho contempla o uso de lousas digitais, softwares educativos, aplicativos e Robótica Educacional. 

Minecraft Education

O Minecraft Education é um dos jogos educativos utilizados em nosso Colégio como forma de complementar os processos de ensino e aprendizagem. A versão educacional do software foi elaborada para ser usada em sala de aula para colaborar com o desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade, tornando a aprendizagem mais divertida e lúdica. 

Robótica Educacional

A Robótica Educacional é mais uma forma de inserir a tecnologia no cotidiano escolar, dinamizando o jeito de ensinar e aprender. Juntos, estudantes e educadores constroem maquetes e robôs para solucionar situações-problema. Assim, é desenvolvido o raciocínio lógico, a criatividade, entre outras habilidades. Além disso, todos os anos, nossos estudantes têm a oportunidade de participar do Festival Marista de Robótica, que reúne os Colégios e as Unidades Sociais da Rede Marista em uma competição que alia estratégias e conhecimentos.