Navegar para Cima

Notícias

Materiais descartados são transformados em jogos pelas crianças do 1º ano EF

14/06/2019
Projetos
Atividades conduzidas pelo Clube de Pesquisa fizeram parte do projeto Planeta Terra: eu amo, eu cuido!

​​As turmas do 1º ano EF participaram de uma tarde de investigação, aprendizagem e descobertas no Laboratório de Ciências, durante atividades conduzidas pelo Clube de Pesquisa. Na oportunidade, confeccionaram vassouras, jogos e brinquedos com materiais reutilizáveis, além de personalizarem lixeiras para o descarte correto do lixo. 

projetoplaneta.JPG
projetoplaneta22.JPG

De acordo com as educadoras das turmas 11 e 12, Rosane Maier da Silva e Tatiana Dorneles, propostas como esta envolvem e conscientizam os estudantes, professores e famílias, que passam a buscar novas alternativas quanto à preservação do meio ambiente. “Além disso, a partir de atividades práticas e pesquisas​, as crianças fazem descobertas de maneira contínua e reflexiva sendo participantes efetivos na construção de​ seus conhecimentos”, destacam. 

projetoplaneta36.JPG

As atividades com o Clube de Pesquisa fizeram parte do projeto interdisciplinar do 1º ano EF intitulado Planeta Terra: eu amo, eu cuido!, no qual a construção dos saberes ocorre de forma globalizada, interligando e fazendo relações para promover o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento. Desta forma, é oferecido ao estudante um ensino significativo e contextualizado. 

​Clube de Pesquisa

Conduzido pela educadora Ataiz Colvero de Siqueira, o Clube de Pesquisa é uma oficina de iniciação científica proporcionada pelo Colégio para estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Durante os encontros, os pesquisadores investigam soluções para situações-problema através de diferentes iniciativas e projetos. 

A iniciação científica é um processo inicial da formação do pesquisador. Assim, por meio do Clube de Pesquisa, o Colégio reafirma o compromisso de preparar seus estudantes para as etapas da pesquisa científica para que se tornem estudantes-pesquisadores, que questionam, refletem, contextualizam e reconstroem os saberes.