Navegar para Cima

Notícias

Estudantes de Robótica desenvolvem mecanismo para explicar movimentos da Lua

27/06/2019
Oficinas
Turma da Oficina de Robótica Educacional compartilhou experiências com as crianças do 1º ano EF.

​​​​Os estudantes Ramsés Khalil Kovatli, Laura Demeneghi da Silva, Lucca Dagios Zimmermann e Ana Alice Pilau Christensen, que integram a Oficina de Robótica Educacional, compartilharam experiências com as crianças do 1º ano EF (turma 12). Eles explicaram sobre fenômenos da Terra, da Lua e do Sol, a partir do desenvolvimento de um mecanismo que simula seus movimentos, com a utilização do Kit Lego EV3.

20190617_140538.jpg

Com a atividade, as crianças aprenderam que a Lua realiza três movimentos principais: de translação em torno do Sol, de rotação em torno do próprio eixo e de revolução em torno da Terra. Além disso, foram analisadas algumas curiosidades referentes à Lua, como seu ponto mais próximo (perigeu) e o mais distante (apogeu) da Terra. 

O momento foi conduzido pelas educadoras Andressa Kotz, da Oficina de Robótica, Marilei Kovatli, do Laboratório de Tecnologias Educacionais, e pela professora da turma 12, Tatiana Dorneles. 

20190617_141535.jpg

Robótica Educacional

A Oficina de Robótica Educacional é mais uma iniciativa do Colégio para inserir a tecnologia no cotidiano escolar, dinamizando o jeito de ensinar e aprender. Juntos, estudantes e educadores constroem maquetes e robôs para solucionar situações-problema. Assim, é desenvolvido o raciocínio lógico, o senso crítico, o trabalho em equipe, autonomia e a criatividade.

Durante o ano, também são formadas equipes para representar Santo Ângelo no Festival Marista de Robótica, que reúne os Colégios e as Unidades Sociais da Rede Marista em uma competição que alia estratégias e conhecimentos.