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Projetos

Grupo de Corrida

​Para incentivar o esporte, a vida saudável e promover a integração, nosso Colégio proporciona gratuitamente, com auxílio de profissional de Educação Física, o Grupo de Corrida de Rua para pais e educadores maristas. As atividades ocorrem todas às terças e quintas-feiras, das 19h às 20h, com largada em frente à escola.

Os participantes também são incentivados a representar o Colégio nas corridas rústicas de Santo Ângelo e região, bem como na Rústica Marista Santo Ângelo, evento promovido anualmente.

Por que praticar corrida de rua?

A prática desse esporte traz muitos benefícios para o corpo. Além de tonificar os músculos, fortalece o coração e amplia a capacidade de funcionamento dos pulmões. Também melhora o humor, a qualidade do sono e estimula o raciocínio e a memória. 

Dicas

Preparamos algumas dicas para quem pratica corrida de rua e participa de rústicas

1. Treine

Prepare-se para a rústica com treinamentos e, se possível, com o auxílio de um educador físico. Durante os treinamentos, lembre-se de fazer algumas pausas para se recuperar. Evite excessos e respeite o tempo do seu corpo.

​2. Informe-se sobre o trajeto

Informe-se sobre a distância que você irá percorrer e qual será o percurso.

​3. Chegue no horário

Fique atento aos horários e evite atrasos.

​4. Descanse

Durma bem antes da rústica e evite festas ou atividades desgastantes. Uma boa noite de sono ajuda a recuperar o corpo e a mente para participar da corrida.

​5. Use tênis e roupas apropriados

Os tênis e roupas precisam ser apropriados para corridas.

As calças ou shorts não devem dificultar o movimento e as camisetas podem ser de tecidos mais leves, além disso, as mulheres ainda podem dar preferência aos tops.

Lembre-se de amarrar bem os cadarços antes da largada para evitar transtornos no trajeto. Se desamarrar durante o percurso, saia para a lateral para amarrá-los novamente, evitando que outros atletas esbarrem em você.

​6. Proteja-se

Lembre-se de passar protetor solar. Bonés ou viseiras também são uma boa dica se o dia for ensolarado.

​7. Alimente-se

Na véspera e no dia da corrida, evite alimentos ricos em gordura e dê preferência às frutas. Banana, por exemplo, é rica em carboidratos e tem potássio e vitamina B6, favorecendo o bom funcionamento dos músculos e ajudando a evitar câimbras. 

​8. Hidrate-se

Tomar água é fundamental para manter seu corpo hidratado. Se tiver dificuldade de beber enquanto corre, faça uma pequena pausa.

Certifique-se de colocar os copos e/ou garrafas vazias nas lixeiras ou entrega-los para os organizadores do evento. 

​9. Aqueça

Faça um aquecimento antes da corrida. É importante para a musculatura, para as articulações, para os sistemas nervoso e cardíaco, além de acalmar a ansiedade e preparar sua mente para o esforço físico que será feito em seguida.

​10. Aproveite

Você já é um(a) vencedor(a) por participar. Durante a corrida, irá superar seus próprios desafios e compartilhar bons momentos com outros atletas. Aproveite! ​