Níveis de Ensino

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

A primeira etapa do Ensino Fundamental traz consigo uma série de novas aprendizagens e desafios. A educação marista acompanha de perto esse processo fundamental para o fortalecimento dos vínculos em família, laços de solidariedade e do respeito mútuo.
É nessa fase da vida escolar que o estudante amplia seus valores, compreendendo sua função enquanto cidadão responsável pelo meio em que vive. Essa aprendizagem ocorre de forma lúdica e envolvente, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio e da pesquisa.
Conheça alguns dos diferenciais dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental:

Formação do leitor
Além das leituras em sala de aula, as crianças possuem horários semanais de visita à Biblioteca e momentos de hora do conto. O colégio promove projetos literários em todos os seus níveis de ensino, os quais são uma oportunidade para os estudantes pesquisarem as obras de determinado poeta, realizarem dramatizações, releituras e declamações.

Hábitos de estudo
Desde cedo, o projeto Hábitos de Estudo auxilia o estudante a criar sua própria rotina de aprendizagem dentro e fora de sala de aula. A cada etapa, os professores e o Serviço de Orientação Educacional (SOE) desenvolvem ações, identificando estratégias para melhorar o desempenho escolar.

Oficinas Pedagógicas
Com o intuito de fortalecer o processo de aprendizagem dos estudantes, o colégio promove Oficinas Pedagógicas no turno inverso, respeitando o ritmo o de cada criança. As oficinas são divididas em dois perfis, um deles tem o objetivo de reforço escolar, trabalhando com estratégias pedagógicas diferenciadas, por habilidades e competências. Já a Oficina de Iniciação Científica, procura inserir os estudantes no mundo da pesquisa científica, estimulando a curiosidade e resolução de problemas e preparando-os para a Prática Interdisciplinar de Iniciação Científica, que acontece nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Robótica Educacional
O Colégio apostou no fortalecimento da tecnologia aliada ao aprendizado fechando uma parceria com as empresas Zoom e Lego e colocando em prática o programa Zoom – Educação Tecnológica como parte do currículo. Nele, os estudantes desenvolvem a criatividade e raciocínio lógico e aprendem a buscar soluções a partir de problemas reais. Já no 5º ano, os estudantes participam do Festival Marista de Robótica Educacional, na categoria Cidade Laboratório, onde são desenvolvidas pesquisas e tecnologias para solucionar os problemas de cunho social propostos pelo evento.