Ingresso no Ensino Fundamental

13/11/2018
Nosso jeito de educar
Projeto contempla o preparo das famílias e dos estudantes para o momento da transição.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​A conclusão da Educação Infantil é um momento importante não só para os estudantes que terminam a etapa escolar, mas também para as famílias que precisam compreender alguns aspectos que envolverão a mudança para o Ensino Fundamental.

Para celebrar os avanços conquistados pelos nossos estudantes do Nível 3 até o momento e envolver as famílias em todas as etapas desta transição, proporcionamos uma manhã especial, na Casa Marista da Juventude - Caju, no sábado 10/11.  A Caju está localizada no bairro Vila Nova, Zona Sul de Porto Alegre. Há 30 minutos do centro, é um espaço multidisciplinar, com acolhida diferenciada e infraestrutura completa para a realização de palestras, atividades, encontros de formação, entre outros.

DSC_0009.JPGAcolhida da Direção às famílias e início das atividades

A manhã iniciou com a acolhida das famílias na Capela. O momento proporcionou uma reflexão entre os pais sobre a importância da participação da família nessa fase de transição que os estudantes irão enfrentar ao iniciar o novo ciclo escolar. Nossa diretora, Simone Hahn, destacou que cada criança tem um ritmo e uma forma diferenciada de aprendizado e que, enquanto adultos, necessitamos estar atentos e precisamos saber lidar com os novos desafios.

Em família, todos ouviram a história A parte que falta, de Shel Silverstein, contada pelas professoras. Após esse momento as famílias realizaram um piquenique ao ar livre, onde puderam se integrar e confraternizar.

DSC_0067.JPGOficinas ao ar livre para estudantes e familiares

Para dar continuidade às atividades, as famílias divididas em grupos, participaram de oficinas de Língua Inglesa, Confecção de massa de modelar, corpo e movimento e artesanato. Nesse momento pais e filhos, juntos, desfrutaram de momentos descontraídos, em que puderam partilhar suas experiências para concluir as tarefas propostas nas atividades.

DSC_0094.JPGIntegração entre pais e filhos nas oficinas​

Para encerrar a manhã, as famílias foram convidadas a realizar um passeio pelas trilhas ecológicas da Caju, momento em que puderam procurar pela natureza a parte que falta, dando assim o significado final à história ouvida no início da manhã. Ao percorrer as trilhas, os pais puderam encontrar as mandalas confeccionadas pelos seus filhos que continham as suas fotos.

O projeto é realizado pelo Serviço de Orientação Escolar, setor responsável por acompanhar, orientar e promover um ambiente saudável e de integração entre todos no ambiente escolar. ​​

Confira algumas fotos da atividade de sábado, na Caju: