Com a transição dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental para o 6º ano os desafios aumentam, exigindo maior autonomia, protagonismo e organização do estudante. Ao ingressar no 6º ano EF, os estudantes se deparam com uma nova forma de organização curricular, com componentes curriculares e áreas do conhecimento, além da pluridocência e a avaliação expressa através de notas. Essas mudanças geram grande ansiedade, pois exigem dos estudantes recursos emocionais e cognitivos para darem conta das novas demandas que se apresentam no âmbito escolar.
Desenvolvido desde 2017, o projeto Meu Jeito de Aprender, reúne uma série de iniciativas realizadas de forma estratégica pelo nosso Serviço de Orientação Educacional, com o objetivo de auxiliar os estudantes nesta nova etapa da vida escolar, facilitando a organização dos estudos e estimulando o senso de responsabilidade.
O projeto, que inicia com o ano letivo, prevê diversas atividades, como a confecção de uma planilha para organizar provas e trabalhos, o acompanhamento individual do estudante pelos nossos professores e orientadora educacional e um roteiro de orientações para seguir em sala de aula e em casa.
Com a utilização de materiais, nossos estudantes conseguem visualizar melhor seus compromissos escolares e gerenciar o tempo com o uso da agenda ou de cronogramas. "O objetivo do projeto é auxiliar os estudantes para desenvolverem hábitos de estudos, tanto em sala de aula, como em casa, mas isso não é um trabalho pontual, é necessário trabalharmos ao longo do ano, estando atentos as demandas que surgem", destaca a orientadora Clamarta Pasuch.
Para que os nossos estudantes desenvolvam hábitos de estudos é fundamental que a família dê suporte ao estudante, com uma rotina sistemática e um espaço adequado para os estudos em casa. Para auxiliar as famílias, o entregamos na reunião de pais uma cartilha com dicas e orientações.