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Diferentes formas de pensar

16/11/2018
Nosso jeito de educar
Método aristotélico tem o intuito de explorar os espaços para instigar o raciocínio.

​​​Com o objetivo reproduzir aulas no modelo aristotélico de caminhar, observar e contemplar a natureza, demonstrando as diversas formas possíveis de aprender em espaços diferentes, interagindo com os meios e com a natureza, nossos estudantes do 7° ano EF aprenderam nas aulas de Ciências da Natureza e Filosofia, o modo Peripatético de Aristóteles.

Estudantes exploram os espaços da PUCRS para por em prática os ensinamentos do método aristotélico

Como forma de contribuir com o estudo, os estudantes participaram da oficina promovida pelo Instituto do Meio Ambiente da PUCRS, sobre Flores e visitantes florais, no campus da Universidade. A atividade consistiu em ensinar os jovens a desenvolverem atividades sobre observação, comparação e percepção de mundo, com base na reflexão filosófica.

Sobre o Peripatético

 O método didático de Aristóteles consistia em caminhar pelos ambientes, com o intuito de explorar diferentes espaços para instigar o pensamento. A escola peripatética foi um círculo filosófico da Grécia Antiga que basicamente seguia os ensinamentos de Aristóteles, seu fundador. "Peripatético", é a palavra grega para 'ambulante' ou 'itinerante'. Os Peripatéticos eram discípulos de Aristóteles, em razão do hábito do filósofo de ensinar ao ar livre, caminhando enquanto lia e dava aula, percorrendo os jardins do Liceu.

Nossa proposta pedagógica

A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do nosso Instituto, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A nossa metodologia fomenta a expressão pessoal dos estu​dantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.​

O nosso estudante, na Educação Infantil, nos Anos Iniciais, nos Anos Finais e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, nossa escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.