aparecida_fachada antiga.jpg.jpg
A história marista na cidade de Bento Gonçalves, localizada na Serra Gaúcha, começou em 24 de janeiro de 1940, com a chegada do Irmão João da Cruz. Ele tinha a missão de inaugurar e se tornar o primeiro diretor do Colégio Nossa Senhora Aparecida.
Naquela época, para continuar os estudos após a 5ª série, os meninos precisavam seguir para internatos fora do município. Com a finalidade de suprir a necessidade de educação desses jovens, em março daquele ano foi implantado, oficialmente, o Ginásio Municipal Nossa Senhora Aparecida de Bento Gonçalves.

Dez anos depois, começaram as obras de melhoria e expansão da escola. Além de modelo na educação, o colégio tornou-se fundamental para o desenvolvimento da cidade. Na década de 60, por exemplo, o local foi escolhido para a 1ª Fenavinho, a maior feira do setor do Brasil.

O educandário foi denominado Colégio Nossa Senhora Aparecida em 1968, e passou a atender às condições ideais para a formação integral dos cidadãos. No ano de 1974, houve a conclusão do Ginásio de Esportes, pioneiro na cidade. Em 2004, a escola passou a ser chamada de Colégio Marista Aparecida.

O ano de 2010 marcou as sete décadas de atuação marista na cidade, setenta anos de história, realizações, sonhos e de esforços que marcam não apenas alunos e professores, mas uma comunidade inteira por meio de uma educação baseada na autonomia, na fé, no amor, na cultura e na evangelização, eficaz e presente no mundo inteiro.