Navegar para Cima

Projetos

PROJETO - SÍTIO DO PICAPAU AMARELO

​Durante o 1º semestre de 2019, a Biblioteca Irmão José Bernardi imergiu no mundo de Monteiro Lobato.

​​Durante o 1º semestre de 2019, a Biblioteca Irmão José Bernardi imergiu no mundo de Monteiro Lobato explorando as obras do Sítio do Picapau Amarelo. A motivação para o projeto foi a liberação dos direitos da obra do autor que alavancou reedições por diversas editoras, oportunizando assim, um reencontro com esta literatura que marcou a história do Brasil e formou tantos leitores e escritores contemporâneos.

O projeto teve os objetivos de incentivar à leitura, formar leitores literários, estimular o protagonismo infanto-juvenil e valorizar o conhecimento científico.

Na obra, Dona Benta e Visconde de Sabugosa oportunizam aos moradores do Sítio momentos de muito saber; com Tia Nastácia e o Tio Barnabé, há lindos encontros com a literatura clássica mundial e com a mitologia. Com o Saci, a natureza é valorizada e todos são convidados ao cuidado. A obra dá voz as crianças que podem manifestar sempre suas opiniões e sustentar atitudes participativas tornando-as protagonistas de suas próprias histórias.

Para a apresentar o projeto aos estudantes a biblioteca foi ambientada conforme a temática da história do Sítio do Pica-Pau Amarelo escolhida. Utilizou-se de recursos de fantoches, livros, ilustrações e audiovisual. Também foram proporcionados momentos de pesquisa com material do acervo de referência da biblioteca para assuntos surgidos durante as apresentações das histórias.

As histórias foram escolhidas de modo a apresentar, aos poucos, cada uma das personagens do Sítio do Picapau Amarelo.

As dinâmicas oportunizaram aos estudantes contato com a linguagem original do texto de Lobato e discussões acerca dos assuntos abordados pelos personagens, tais como a história do mundo contada pela Dona Benta, as questões sociais tratadas nos diálogos de Narizinho e Pedrinho, os pensamentos particulares do Saci Pererê sobre a relação do homem com a natureza, entre outras.

Os estudantes puderam apreciar o trabalho dos ilustradores das histórias do Sítio, que foram expostos em forma de varal para que as crianças analisassem e conhecessem os traços de cada ilustrador.

A partir da obra “Memórias da Emília", os estudantes dos quartos e quintos anos elaboraram suas próprias memórias, confeccionando pequenos livros com seus registros, que foram expostos na biblioteca.

No fechamento do projeto, foram realizadas brincadeiras com os fantoches, música, dança e um marcador de páginas como lembrança destes momentos.