Colégio Marista Champagnat tem 37 trabalhos selecionados para mostras externas de iniciação científica, frutos de pesquisas dos estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
O XVI Salão UFRGS Jovem 2021, um dos eventos mais importantes da Universidade, tem como objetivo apresentar de forma virtual o que vem sendo desenvolvido no ensino e na pesquisa, a partir da troca de conhecimentos entre estudantes da Educação Básica, da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e da Educação de Jovens e Adultos, orientados por um professor da respectiva Instituição de Ensino na qual o aluno possui vínculo e desenvolve o projeto de pesquisa. Neste ano, o Marista Champagnat contará com a participação de 30 projetos:
Nome do projeto
| Turma
|
Dançar, voar e pintar
| N1A EI |
Uma viagem pelo espaço
| N3A EI |
Explorando o espaço: os movimentos da lua
| N3B EI |
Dias melhores para sempre
| 112 EF
|
Time Ronroninhos - conhecendo os gatos
| 113 EF |
Tem uma janela na minha boca: estudos sobre dentes de leite
| 114 EF |
As cores da minha vida
| 115 EF |
Nossa terra, nossa gente!
Origens, vida e família
| 4º ano EF |
Evolução dos foguetes da NASA
| 164 EF
|
Aumento das temperaturas em Porto Alegre nos últimos 60 anos
| 171 EF |
Zooterapia e seus benefícios da vida humana | 171 EF |
Música digital em tempos de pandemia
| 173 EF |
A vitamina D | 183 EF |
Por que a música "chiclete" gruda: uma pesquisa sobre musicologia e o imaginário musical involuntário | 211 EM |
Gripe Espanhola de 1918: o que sabíamos e o que fizemos? Lições para a pandemia de Covid-19
| 211 EM |
O crescimento da violência doméstica contra mulher durante a pandemia do Covid-19
| 221 EM |
Influências do sono na saúde | 221 EM |
A realidade por trás das redes sociais
| 223 EM |
A influência da linguística forense na elucidação de crimes: um método que gerou grande resistência em sua origem
| 223 EM |
Carros elétricos e sua influência no meio ambiente e na sociedade
| 223 EM |
O papel dos componentes curriculares educacionais na formação do cidadão e transformação da sociedade brasileira
| 223 EM
|
Impacto da negligência nos estudos por parte dos estudantes no aprendizado
| 223 EM |
Saúde mental e música: hábitos que promovem o bem-estar
| 231 EM |
A ética médica e a legislação em casos de Covid-19
| 231 EM |
Impactos físicos e psicossociais na vida de portadores de transtornos alimentares
| 231 EM |
Estudo e análise de como o atual cenário pandêmico agravou a situação de pobreza menstrual no Brasil
| 232 EM |
As consequências da cultura do cancelamento na era digital
| 232 EM |
Os efeitos negativos da iluminação artiifical na população de aves no cenário urbano
| 232 EM |
Vitamina D e o combate às doenças
| 192 EF |
Para o Espaço Jovem Cientista, promovido pelo Museu de Ciências e Tecnologia e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS, foram selecionados sete trabalhos. O evento, que também será realizado de forma online em 2021, tem como principal objetivo oportunizar a atuação de alunos e professores da educação básica em projetos de iniciação científica, possibilitando a apresentação de pesquisas realizadas em suas escolas.
Conheça nossos trabalhos selecionados para o Espaço Jovem Cientista 2021:
Nome do projeto
| Turma
|
A influência da pandemia do Covid-19 na saúde mental e física das crianças e adolescentes
| 161 EF
|
Sistema único de saúde do Brasil
| 181 EF
|
Psicologia e o subconsciente
| 193 EF
|
A realidade por trás das redes sociais
| 223 EM
|
Os efeitos negativos da iluminação artificial na população de aves no cenário urbano
| 232 EM
|
O sistema educacional brasileiro contemporâneo: um funil industrial
| 232 EM
|
A divulgação dos projetos destaques será no dia 28/10, pelo site www.pucrs.br/mct
A iniciação científica no Marista Champagnat
Incentivamos a pesquisa desde a Educação Infantil e, ao longo da vida escolar, o estudante desenvolve habilidades importantes para as atividades acadêmicas, através da realização de projetos e participação em salões e mostras científicas.
A partir do 6º ano do Ensino Fundamental, nossos estudantes desenvolvem o Projeto de Iniciação Científica (PIC), que propõe a investigação de um tema por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), utilizando a metodologia científica.
O Projeto possibilita que os estudantes escolham a temática, área de pesquisa e o professor orientador - responsável por acompanhar e auxiliar no desenvolvimento do PIC.
O projeto inicia em março e tem como objetivos compreender os mecanismos de formulação das hipóteses, identificar as etapas da metodologia científica, organizar, analisar e interpretar os resultados obtidos ao longo do processo de pesquisa e reconhecer a importância do trabalho em equipe.
Anualmente promovemos a Mostra de Iniciação Científica do Colégio, evento que reúne todos os projetos e pesquisas científicas realizadas pelos estudantes de Educação Infantil ao Ensino Médio. Nesse momento são escolhidos os projetos que representarão a escola externamente.