99 anos de aprendizados

20/05/2019
Institucional
No dia 17/5, celebramos os 99 anos do nosso Colégio e iniciamos a contagem regressiva para o centenário.

​​​​​​​​​São 99 anos de aprendizados, histórias e construção de novos conhecimentos! Nosso Colégio iniciou na última semana a contagem regressiva para o centenário!

No dia 17/5, a comunidade escolar do Marista Champagnat celebrou o aniversário do Colégio com muita música, animação e pipoca.

Nos recreios da manhã e da tarde, a banda Instrumental do Champagnat, formada por estudantes do Colégio, animou os alunos e educadores que juntos comemoraram essa bela trajetória, construída com muito amor, desde o início, pelo nosso fundador, Marcelino Champagnat. A Associação de Pais e Mestres (Apamecham), que incentiva e colabora para a integração entre pais e professores, também esteve presente durante as festividades, distribuindo pipocas para a comunidade escolar.

Nossa diretora Simone Engler Hahn fez uma fala em agradecimento a todos os estudantes, famílias e educadores que dão sentido a nossa missão de educar crianças e jovens da Educação Infantil ao Ensino Médio, diariamente. É através dessas pessoas e por elas que mantemos vivo e afirmamos a cada dia o nosso carisma marista.

Com mais de 160 educadores envolvidos e 1,3 mil estudantes, educamos todos os dias para o bem, na busca pela formação de crianças e jovens com valores humanos, preparados para transformar um mundo melhor. ​

A A Apamecham distribuiu pipocas para os estudantes

​Para 2020, ano em que vamos celebrar os 100 anos de fundação do Marista Champagnat, estão previstas diversas atividades culturais, esportivas e pedagógicas em alusão à data.​

Confira o vídeo dos 99 anos:​

​​​Nossa história

​​​​​Inicialmente, o nosso Colégio era um lugar para a formação de Irmãos Maristas. Fundado em 17 de maio de 1920 e denominado Instituto Champagnat, nossa escola era a sede da Administração Provincial, mas também tinha como finalidade oferecer todas as etapas pelas quais os jovens passavam para chegarem a serem Irmãos Maristas (Juvenato, Postulado, Noviciado e o Escolasticado).

Em 26 de fevereiro de 1946, foi deferida pelo Presidente da República e pelo Ministério da Educação a autorização para instituir o Curso Ginasial no Instituto e passamos a ser chamados Colégio Champagnat. Os cursos Científico e Clássico eram frequentados por jovens Irmãos e por Juvenistas, candidatos a Irmãos Maristas.

Apenas 10 anos depois, em 1956, a nossa escola rece​beu alunos externos da comunidade local. No ano em que abrimos as portas para toda a população estudantil, 1961, iniciamos uma parceria que até hoje gera muitos frutos e contribuições para o avanço do ensino. Devido à necessidade de espaço, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), iniciou a construção da Cidade Universitária nos terrenos do Instituto Champagnat.​​​