Navegar para Cima

Notícias

Brasil Encanto

29/11/2018
Nosso jeito de educar
Diversidade cultural do Brasil é destaque em projeto do 5º ano EF.

​​​​​​​​​​​​​​As turmas de 5º ano do Ensino Fundamental realizaram durante o ano diversas pesquisas sobre as diferentes regiões do Brasil e os conhecimentos adquiridos foram celebrados com a realização do musical Brasil Encanto, para as famílias e amigos.

Os novos saberes serviram de base para a elaboração do roteiro, construção das coreografias e escolha das vestimentas. Nossos estudantes pensaram e desenvolveram cada detalhe com cuidado, carinho e entusiasmo e apresentaram as regiões do Brasil trazendo momentos históricos, cultura e músicas que se destacam em cada região.

O Brasil Encanto é um momento significativo para os estudantes que desde o início do ano foram protagonistas no percurso do 5º ano, construindo seu conhecimento e consolidando hábitos de estudo e de leitura, desenvolvendo seu senso crítico e argumentativo.

Confira abaixo alguns registros da apresentação.

Sobre o Ensino Fundamental

Em nossa proposta curricular, os estudantes são convidados a elaborar os projetos com os professores. Assim, atuam como protagonistas desse processo, contribuindo com seus valores, conhecimentos e repertório. Juntos, todos buscam a construção do saber coletivo, por meio da investigação e da troca e ideias sobre diversos temas do cotidiano.

Além disso, trabalhamos com o incentivo à pesquisa, que inicia na sala de aula e visa desenvolver habilidades importantes para as atividades acadêmicas. Os estudantes realizam projetos de iniciação científica nas diferentes áreas do conhecimento e são incentivados a participar de salões e congressos. Por estarem inseridos no Campus da PUCRS, eles ainda vivenciam toda a estrutura do mundo acadêmico.

É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo. ​