Navegar para Cima

Notícias

As formas geométricas no cotidiano

11/09/2019
Nosso jeito de educar
Turma da Educação Infantil desenvolve projeto com formas geométricas a partir do livro As três partes

​​​​​​​​​

Nossa turma de Educação Infantil, N2B, está desenvolvendo um projeto relacionado às formas geométricas, com o intuito de realizar trabalhos a partir de uma história contada em sala de aula.

O projeto teve início através do interesse dos estudantes pelo livro chamado As três partes, de Edson Luiz Kozminski, no qual o autor conta sobre três partes que estavam cansadas de formar uma casinha, e então resolvem sair pelo mundo procurando novas formas e cores.

Inicialmente, a turma foi desafiada a criar obras com as três formas geométricas que são utilizadas pelo autor no livro, pensando em um cenário para aquilo que estavam construindo. A professora conta que nessa fase inicial, a figura de um barco foi a principal escolha para a construção através da geometria. Novos desafios foram surgindo na medida em que o projeto avançava. Na construção de mosaicos, a partir de figuras geométricas, sob a supervisão das educadoras os estudantes começaram a praticar o uso da tesoura, além de exercitar a coordenação e atenção na realização das atividades. Desafios com palitos de dente e massinha de modelar também foram lançados pela professora Juliana, gerando a criação de diversas formas geométricas.

Ao perceber que a turma estava muito envolvida com as atividades propostas, e que enxergavam formas geométricas em grande parte dos locais por onde passavam, a professora realizou uma tarefa envolvendo a família, onde os pais e/ou responsáveis registravam os momentos em que as crianças identificavam alguma forma no ambiente em que estavam.   

O livro, que instigou a curiosidade dos estudantes, possibilita brincar e criar novas coisas com as diferentes formas geométricas. Segundo a professora Juliana Teixeira “Além de conhecer a parte matemática de se trabalhar com as formas geométricas, suas nomenclaturas e uso, este projeto visa expandir este conhecimento, reconhecer o uso das formas no dia a dia, em casa, nos jogos e brinquedos, mas também poder explorar a geometria como forma de arte, pesquisar sobre a vida e obra de pintores como Picasso, Miró, Kandinsky e Zerbini e descobrir como eles usaram as formas em seus trabalhos". ​​


botao_site.png