Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Marista Champagnat estão participando de um ciclo de palestras online sobre a Amazônia, em parceria com o curso de Geografia da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS).
Sob a condução do professor do Colégio Fábio Franco e dos professores da PUCRS Luciano Zasso e Ademir Chiappetti, os estudantes concluintes participarão ao todo de três encontros:
1° encontro: a Amazônia como natureza (as vegetações, o ar, as águas, os solos)
2° encontro: a Amazônia como região (a ocupação humana, as atividades econômicas e as disputas territoriais)
3° encontro: a Amazônia e a Geopolítica (seus recursos estratégicos, os modos de ocupação e a importância para o futuro)
A Amazônia tem sido assunto por diversos motivos. Ambientalmente falando, é a maior floresta tropical do planeta, contém uma biodiversidade enorme, regula o clima e as chuvas continentais. Em relação à economia, se destacam recursos naturais como minérios, espécies vegetais e animais, além do potencial hidrelétrico e agropecuário. Do ponto de vista social, é a região em que habitam várias etnias indígenas, expressando toda a sua riqueza cultural, linguística e, inclusive, filosófica.
Discutir estes assuntos a partir do ponto de vista acadêmico e científico é de fundamental importância para compreender as diversas relações que existem entre a Amazônia e o Brasil, as Américas e o Mundo.
A Amazônia também é assunto recorrente nos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo assim, os estudantes concluintes aprofundaram o tema sob o ponto de vista desses concursos e resolveram situações-problema.
Sobre o Ensino Médio do Marista Champagnat
Contribuir para a formação de jovens protagonistas do seu saber e comprometidos com o futuro. Assim é o Ensino Médio Marista, fundamentado em uma educação integral que se traduz na prática da excelência acadêmica aliada ao cultivo da formação humana. Dessa forma, incentivamos o estudante a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.
Em consonância com a nossa tradição, buscamos sempre inovar por meio de processos pedagógicos que impulsionem o desenvolvimento de competências cada vez mais emergentes no cenário atual, como autoconhecimento, inteligência emocional, senso crítico, capacidade analítica e empreendedora, criatividade, liderança, entre outras.
Para tanto, em 2021, daremos continuidade à vivência dessas aprendizagens por meio de projetos que já estão consolidados e com novidades que visam potencializar ainda mais o nosso fazer diário. Trata-se de iniciativas que têm como foco a inovação e o protagonismo dos nossos estudantes, abrindo caminho para novos conhecimentos.