Navegar para Cima

Notícias

A alfabetização aplicada nos diferentes contextos

10/08/2020
Nosso jeito de educar
Estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental realizam a live do pijama para trabalhar a alfabetização

​​Enfrentamos atualmente um cenário que nos impõem diversos desafios e adaptações, mas que também nos permite usar a criatividade e trabalhar de diferentes maneiras as práticas de sala de aula. Foi assim, através da curiosidade sobre quem assiste as aulas vestindo seu pijama, que surgiu a live do pijama da turma 115 do Ensino Fundamental, com o objetivo de desenvolver e estimular a alfabetização dos estudantes. 

O tema desse encontro especial foi baseado no livro Viviana - Rainha do Pijama, escrito pelo autor Luciano Machado, que conta a história de uma menina que sonha em saber se os animais usam pijama quando vão dormir. Para descobrir, Viviana resolveu fazer uma festa do pijama para eles, onde ela promove um concurso para eleger o pijama mais “animal”. A utilização da obra permitiu uma aula lúdica, divertida e ainda auxiliou no desenvolvimento do interesse pela leitura.

Para a live do pijama ficar ainda mais especial e estar relacionada com a história de Viviana - Rainha do Pijama, os estudantes da turma 115 EF foram convidados a vestir os seus pijamas, pantufas, meias e chambres e, além disso, confeccionar uma máscara que caracterizasse o seu animal preferido, utilizando os materiais disponíveis em casa tais como sucatas, folhas, papelão e colagens. Durante a festa, as crianças realizaram um desfile divertido para mostrar o seu pijama e a máscara construída. 

​​ Texto auxiliar da imagem

Estudante confeccionando a máscara do animal preferido. 

​Considerando que a temática da aula eram os animais e as suas características, cada estudante, com o apoio da família, realizou uma pesquisa sobre o seu animal preferido, e após, conduziram uma apresentação sobre os dados coletados, evidenciando assim momentos de leitura, escrita e oralidade.

De acordo com a professora da turma, Rosenir Siqueira, “a partir dessas propostas lúdicas, envolventes e desafiadoras, possibilitamos o protagonismo estudantil e tornamos a aprendizagem prazerosa e significativa”.