Navegar para Cima

Notícias

A descoberta e exploração de diferentes movimentos

19/08/2020
Educação
Educação Infantil realiza atividades relacionadas à prática de Ioga

​No desenvolvimento da aprendizagem da Educação Infantil do Marista Champagnat, o estudante é o centro de todo o processo. De acordo com as Diretrizes da Educação infantil Marista (p. 28), “As crianças apresentam múltiplas formas de expressar suas ideias, curiosidades e interesses (...) Desta relação, surge um repertório de múltiplas linguagens que lhes possibilitam simbolizar e compreender o mundo através de uma lógica singular que deseja ser escutada e interpretada”. 

A partir da possibilidade de compreender diferentes perspectivas e desenvolver a concentração e a atenção, as turmas do Nível 2 da Educação Infantil receberam um desafio para realizar durante as suas aulas online: o jogo da estátua dos bichos. 

Utilizando cartas que demonstram animais praticando Ioga, nossos estudantes do N2 da Educação infantil, orientados pelas professoras, foram convidados a reproduzir esses movimentos em suas casas, buscando conhecer e explorar a mobilidade e flexibilidade do corpo humano. 

Após a realização dessa atividade, os estudantes receberam um novo desafio. Utilizando prendedores de roupa, cada um deles recriou novamente os movimentos dos animais, mas agora, utilizando um material não estruturado.

​​ Texto auxiliar da imagem     

Estudante apresentando a estrutura do movimento feita com prendedores

A prática proposta, além de trabalhar com a atenção, concentração e a criatividade, ​ainda auxiliar a desenvolver a motricidade e ampliar a consciência corporal dos estudantes. 

Sobre a Educação Infantil 

Nos primeiros anos da vida escolar (3 a 5 anos), cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade. Por isso, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento integral da criança.

A elaboração das atividades e dos projetos envolve a observação dos professores sobre o modo como os estudantes se relacionam com as experiências oportunizadas para eles. Trata-se da pedagogia da escuta, na qual são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa e de curiosidades trazidas pelas próprias crianças.

Os planejamentos são realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, organizamos ações de leitura, desenho, música, jogos e construções matemáticas, além de experiências, contemplando a contato com a natureza e a linguagem tecnológica.