Navegar para Cima

Notícias

A exploração da geometria

25/03/2021
Educação
Estudantes do 5º ano EF realizam atividade sobre percepção geométrica

​Aprender de forma integral, realizar atividades dinâmicas e criativas, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo é o que guia as práticas diárias de professores e estudantes do Marista Champagnat.

Nesse sentido, e de acordo com o que apresenta o nosso Caderno das Infâncias, “promovemos a participação das crianças como protagonistas e favorecemos espaços para que desenvolvam autonomia e construam a própria subjetividade, sendo capazes de conduzir processos individuais e grupais, conforme inspira o Projeto Educativo do Brasil Marista".

Guiados por esse propósito, e pensando no desenvolvimento das habilidades do 5º ano do Ensino Fundamental, estudantes da turma 152 EF realizaram uma atividade sobre percepção geométrica, onde o desafio era construir e visualizar as diferentes figuras geométricas, a partir de suas planificações, arestas, faces e vértices.

Ao montar cada figura geométrica utilizando materiais como papelão, bala de goma, massa de modelar e palitos de dente, os estudantes puderam ressignificar a atividade proposta, transformando-a em um momento de construção e mobilização de significados.

​De acordo com a professora da turma 152 EF, Josiane Pacheco Alberici Kuhn, a realização da atividade proporcionou um momento de alegria, descontração e conhecimento. "Eu acredito que a aprendizagem precisa ser significativa para os estudantes e, trazer uma atividade dinâmica e com diferentes leituras de um mesmo contexto, proporcionou aos estudantes a ampliação do conhecimento a respeito da geometria", relata. 

Conheça os diferenciais dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano EF)


CURRÍCULO ABERTO

Em nossa proposta curricular, os estudantes são convidados a elaborar os projetos com os professores. Assim, atuam como protagonistas desse processo, contribuindo com seus valores, conhecimentos e repertório. Juntos, todos buscam a construção do saber coletivo, por meio da investigação e da troca de ideias sobre diversos temas do cotidiano. 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O incentivo à pesquisa começa na sala de aula e visa desenvolver habilidades importantes para as atividades acadêmicas. Os estudantes realizam projetos de iniciação científica nas diferentes áreas do conhecimento e são incentivados a participar de salões e congressos. Por estarem inseridos no Campus da PUCRS, eles ainda vivenciam toda a estrutura do mundo acadêmico. 

LIVING ENGLISH

Com um método de ensino baseado na habilidade de comunicação, as aulas de Língua Inglesa acontecem em ambientes diferenciados, apoiando-se em um material didático especializado. As turmas são divididas em dois grupos, o que possibilita maior troca entre os colegas e permite que o professor acompanhe e interaja melhor com cada estudante, potencializando a conversação. 

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

A tecnologia é incorporada aos projetos pedagógicos, possibilitando momentos de aprendizado com acesso a diferentes recursos. As salas equipadas com lousas digitais e o Laboratório de Tecnologias Educacionais contribuem para a construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de diferentes habilidades, como raciocínio lógico, criatividade e autonomia.

​ 

​