A expressão para além das palavras

07/10/2020
Educação
Estudantes do 5º ano EF participam de oficinas para conhecer e praticar as diferentes formas de expressão

​Durante o nosso dia a dia, estamos habituados a utilizar a linguagem, na concepção de um conjunto de palavras, como forma de expressão para nos comunicarmos com as outras pessoas. Mas, será essa a única possibilidade de se expressar?​

Foi através desse questionamento que as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental realizaram um encontro, composto por diferentes oficinas para trabalhar sobre as possibilidades de expressão. As temáticas foram pensadas e organizadas de acordo com os conteúdos da área de linguagem que já estavam sendo trabalhados durante as aulas online, com o objetivo de proporcionar uma aprendizagem significativa e contextualizada aos estudantes.​

Cada oficina proporcionou uma diferente abordagem de ensino, buscando apresentar aos nossos estudantes as diversas possibilidades de se expressar e comunicar com os demais: Música, Teatro, Libras e Arte foram os temas centrais, e através deles os estudantes realizaram dinâmicas sobre os assuntos, refletiram sobre a necessidade de se expressar e de respeitarmos as diferentes formas de comunicação.

​​ Texto auxiliar da imagem

Estudantes na oficina de Libras

Na última parte do encontro, os alunos foram convidados a pensar sobre a importância da amizade e a forma com que ela poderia ser expressa. Nesse sentido, cada um deles representou, através da sua arte, o que simboliza essa amizade que, mesmo distante, em tempos de pandemia, permaneceu forte e unida.

Acreditamos que é durante esse período de vida escolar que o estudante aprofunda a sua construção de valores e compreende o seu papel como cidadão. Portanto, o encontro buscou também proporcionar uma visão de mundo e a necessidade de olhar para os diferentes contextos em que nos encontramos e respeitar essas diferenças.

De acordo com as professoras do 5º ano do Ensino Fundamental: “os estudantes participaram com entusiasmo e alegria de todas as oficinas e nós professoras terminamos o encontro com o sentimento de gratidão por poder plantar sementes a respeito da arte, da diversidade, do respeito às diferenças e as formas de expressões entre as pessoas em nossos estudantes. A escola é um espaço de diferentes manifestações e nós acreditamos na missão de formar cidadãos comprometidos com a promoção da vida”.