Navegar para Cima

Notícias

A Iniciação Científica na Educação Infantil e Anos Iniciais

29/09/2021
Iniciação Científica
Utilizando a metodologia científica, os estudantes do Marista Champagnat desenvolvem investigações e descobertas a respeito de curiosidades da turma

​Crianças são movidas por curiosidades e pela vontade de explorar e conhecer o novo, o que faz do colégio um ambiente de grandes descobertas. Muitas dessas inquietudes do dia a dia dão origem aos estudos desenvolvidos em sala de aula, e dão origem ao projeto de Iniciação Científica da turma, tornando os estudantes protagonistas do próprio aprendizado.

O exercício da investigação contribui para o desenvolvimento de habilidades e do estímulo à reflexão, ao pensamento crítico e a aplicação do conhecimento frente à aprendizagem. Reconhecendo esses benefícios, um dos objetivos da educação marista é a preparação dos estudantes para as diferentes etapas da pesquisa científica, a partir de conhecimentos prévios e motivações

, de modo que eles possam se tornar estudantes-pesquisadores.

Com isso, os percursos da Iniciação Científica potencializam a investigação científica como um instrumento de aprendizagem de forma contínua e transformadora.

No sábado, 2/10, das 9h30 às 11h30, acontece a Mostra de Iniciação Científica da Educação Infantil e Anos Iniciais do Marista Champagnat. 30 trabalhos serão apresentados de forma online via Teams. Famílias e educadores do colégio farão presença neste sábado letivo especial.

A pesquisa no Marista Champagnat

Segundo a supervisora de bibliotecas dos Colégios da Rede Marista, Patrícia Saldanha, a Iniciação Científica é um movimento presente em nossos Colégios que proporciona ações de estímulo à pesquisa com temas relevantes e pertinentes à realidade dos estudantes. “Busca-se, por meio da investigação científica, localizar e selecionar a informações, problematizar, debater e refletir sobre diferentes temáticas relacionadas às quatro áreas de conhecimento, a partir de um olhar crítico sobre os fenômenos que os cercam, construindo novos saberes e, por fim, divulgando o conhecimento produzido", explica.

“A Iniciação Científica aqui, no Marista Champagnat, é uma oportunidade ímpar de expandir os conhecimentos a partir da pesquisa em todas as áreas do conhecimento. A pesquisa oportuniza a observação, o questionamento e a compreensão de determinado conhecimento, tornando-o não reprodutivo, mas criativo, atual e aplicável ao mundo em que vivemos, sob condições permanentes de aprendizagem e inovação", reforça a vice-diretora educacional, Shirley Cardoso.

A abordagem e as atividades variam de acordo com o nível ensino. Abaixo, explicamos um pouco de como ocorre a Iniciação Científica na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Marista Champagnat. ​

Educação Infantil

A investigação com os estudantes na Educação Infantil (3 aos 5 anos) é um dos princípios para a aprendizagem, visto que a curiosidade das crianças sobre diferentes fenômenos e eventos contribui para o surgimento de vários projetos.

Patrícia relembra que a Investigação Científica nessa faixa etária tem como premissas escutar as crianças, traçar percursos investigativos a partir de suas curiosidades, lançar hipóteses sobre o que elas pensam e pautar caminhos de investigação, valorizar suas ideias e colocá-las como protagonistas do processo, respeitando as diferentes formas de comunicação.

Anos Iniciais

Para os Anos Iniciais (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), as atividades buscam explorar e exercitar o interesse pela busca por conhecimento, ampliar as formas de leitura e oferta de diferentes materiais e formular hipóteses sobre os fenômenos existentes. “As aprendizagens partem das experiências e vivências dos estudantes e devem promover o contato com o prazer da descoberta", afirma.​

Por meio da Investigação Científica, portanto, é possível trabalhar com inúmeras propostas para o questionamento de fenômenos que nos rodeiam. “Comprovadamente, a pesquisa científica é um caminho para o saber que, do mesmo modo, colabora para a autonomia e o protagonismo do estudante em seu processo de aprendizagem", finaliza.

Gostou da matéria? Acompanhe o site para se manter informado sobre o nosso Colégio e compartilhe o conteúdo!​

​​​

BOTÃO.png