A tecnologia nos primeiros anos da vida escolar

04/12/2020
Estudantes dos Anos Iniciais participam de oficina do pensamento computacional

​​​​​​No processo de ensino e aprendizagem dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), um de nossos diferenciais refere-se às Tecnologias Educacionais. Elas estão incorporadas em nossos processos pedagógicos e permitem aos nossos estudantes momentos de aprendizado com acesso a diferentes recursos.

O ano de 2020 nos exigiu diversas mudanças, e em muitas delas a tecnologia nos permitiu a realização de tarefas e a aproximação com os nossos pares. No âmbito escolar não foi diferente, mas utilizamos esse período de desafios para desenvolver novas propostas de ensino.

Foi a partir desse contexto que surgiu a oficina do Pensamento Computacional, com o objetivo de desenvolver uma cultura de uso das tecnologias e permitindo que, mesmo distantes fisicamente, os estudantes tenham contato com as Tecnologias Educacionais. A atividade ocorre semanalmente, para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, baseada em três linhas de ação: Pensamento Computacional, Softwares específicos e a Robótica (automação) prototipagem. Desenvolver-se através do pensamento computacional permite a liberdade de aprender, ensinar, inovar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.

Para Cesar Desimon, monitor de Tecnologias Educacionais e responsável por ministrar as aulas da oficina, “com a oficina do Pensamento Computacional tivemos a intenção de disponibilizar para os nossos estudantes ferramentas que possibilitem o desenvolvimento cognitivo na área das tecnologias. Com a pandemia, nós nos vimos obrigados a mudar a nossa sala de prática tecnológica para um ambiente virtual. Esse desafio apresentou no início uma pequena dificuldade tanto para mim como para os estudantes, mas aos poucos fomos superando. Hoje, os estudantes já acompanham o pensamento computacional e as demais linguagens para o desenvolvimento de raciocínio lógico, principalmente no que se refere a inteligência artificial, programação e a utilização de outros programas que temos a nossa disposição".

​Sobre as Tecnologias Educacionais nos Anos Iniciais

Robótica: amplia a criatividade, raciocínio lógico, trabalho em equipe, capacidade de planejamento e organização, pesquisa e autonomia do aprendizado, compreensão de alguns conceitos de Física e Matemática, tomada de decisões, definição de ações, diálogo e respeito de diferentes opiniões para construir o saber. Essas aprendizagens são desenvolvidas com atividades lúdicas e desafiadoras que unem teoria e prática. As aulas acontecem semanalmente no laboratório de Robótica e Física, com custo adicional para o estudante. Para participar os interessados deverão contatar a Secretaria Escolar.