Adaptação Escolar

06/03/2020
Educação
Conheça um pouco sobre a adaptação escolar da Educação Infantil e saiba como auxiliar o seu filho nesse processo

​​​​​​O início da vida escolar e do ano letivo é uma experiência importante e desafiante para as crianças. Nova escola, novas relações, novas atividades, colegas e professora formam uma dinâmica que exige novas configurações nas relações e na adaptação desse espaço. Os estudantes da Educação Infantil do Marista Champagnat iniciaram a adaptação no dia 17 de fevereiro, e para que tenhamos êxito nesse processo, estabelecemos uma parceria entre família e escola, sugerindo algumas orientações importantes para esse momento.

Nesta primeira etapa da vida escolar, a criança desenvolve suas principais relações com o mundo, estimulada pelo ambiente e pelas pessoas próximas. Aqui no Marista Champagnat, o estudante é visto como agente de sua aprendizagem e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas, além de trabalhar em equipe. Sendo assim, nosso colégio representa não só um espaço de excelência acadêmica, mas também de formação humana e de construção de seu projeto de vida.

A equipe do nosso Colégio está preparada para auxiliar as famílias e as crianças no momento de adaptação, pois sabemos que, nos momentos de fragilidade, tanto as famílias como as crianças precisam do suporte da escola.

Como os pais podem auxiliar no processo de adaptação​?

É fundamental que, antes do início das aulas, os pais conversem com seus filhos sobre a escola, a fim de prepará-los e motivá-los, envolvendo-os na organização e preparação dos materiais escolares (tais como mochila, lancheira e uniforme), para que as crianças se acostumem com a ideia das novidades que surgirão. Entretanto, é aconselhável evitar longas explicações, pois isso pode despertar medos, ansiedade e insegurança.

Sugerimos que haja uma mudança gradual na rotina em casa. No caso de crianças que estão iniciando sua vida escolar e que ainda têm o hábito de dormir no turno da tarde e utilizar a mamadeira para tomar leite, sugerimos uma readequação de horários, contanto que não sejam mudanças bruscas no dia a dia da criança, pois é importante que ela chegue à escola com disposição para participar e realizar as atividades. Quanto à mamadeira, recomendamos também que o horário possa ser reorganizado e que o uso do copo comece a fazer parte dos hábitos da criança.

Antes de deixar seu filho definitivamente na escola, evite sair escondido: o melhor é sempre despedir-se naturalmente, deixando claro que você voltará. Mesmo que essa atitude provoque um sentimento de frustração momentâneo à criança na hora da separação, é mais adequado falar a verdade. Os sentimentos de tristeza são situações passageiras que com o tempo desaparecem; no entanto, aconselhamos que não se despreze sentimentos como medo, birra e insegurança que a criança possa vir a demonstrar.​

Sobre a Educação Infantil

Nos primeiros anos da vida escolar, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade. Por isso, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento integral da criança.

A elaboração das atividades e dos projetos envolve a observação dos professores sobre o modo como os estudantes se relacionam com as experiências oportunizadas para eles. Trata-se da pedagogia da escuta, na qual são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa e de curiosidades trazidas pelas próprias crianças.

Os planejamentos são realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, organizamos ações de leitura, desenho, música, jogos e construções matemáticas, além de experiências, contemplando a contato com a natureza e a linguagem tecnológica.​