O início da vida escolar e do ano
letivo é uma experiência importante e desafiante para as crianças. Nova escola,
novas relações, novas atividades, colegas e professora formam uma dinâmica que
exige novas configurações nas relações e na adaptação desse espaço. Os estudantes da Educação Infantil do Marista Champagnat iniciaram a adaptação no dia 17 de
fevereiro, e para que tenhamos êxito nesse processo, estabelecemos uma parceria
entre família e escola, sugerindo algumas orientações importantes para esse
momento.
Nesta primeira etapa da vida
escolar, a criança desenvolve suas principais relações com o mundo, estimulada
pelo ambiente e pelas pessoas próximas. Aqui no Marista Champagnat, o estudante
é visto como agente de sua aprendizagem e protagonista do seu saber,
pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor,
solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas, além de
trabalhar em equipe. Sendo assim, nosso colégio representa não só um espaço de
excelência acadêmica, mas também de formação humana e de construção de seu
projeto de vida.
A equipe do nosso Colégio está
preparada para auxiliar as famílias e as crianças no momento de adaptação, pois
sabemos que, nos momentos de fragilidade, tanto as famílias como as crianças
precisam do suporte da escola.
Como os pais
podem auxiliar no processo de adaptação?
É fundamental que, antes do
início das aulas, os pais conversem com seus filhos sobre a escola, a fim de
prepará-los e motivá-los, envolvendo-os na organização e preparação dos
materiais escolares (tais como mochila, lancheira e uniforme), para que as
crianças se acostumem com a ideia das novidades que surgirão. Entretanto, é
aconselhável evitar longas explicações, pois isso pode despertar medos,
ansiedade e insegurança.
Sugerimos que haja uma mudança
gradual na rotina em casa. No caso de crianças que estão iniciando sua vida
escolar e que ainda têm o hábito de dormir no turno da tarde e utilizar a
mamadeira para tomar leite, sugerimos uma readequação de horários, contanto que
não sejam mudanças bruscas no dia a dia da criança, pois é importante que ela
chegue à escola com disposição para participar e realizar as atividades. Quanto
à mamadeira, recomendamos também que o horário possa ser reorganizado e que o
uso do copo comece a fazer parte dos hábitos da criança.
Antes de deixar seu filho
definitivamente na escola, evite sair escondido: o melhor é sempre despedir-se
naturalmente, deixando claro que você voltará. Mesmo que essa atitude provoque
um sentimento de frustração momentâneo à criança na hora da separação, é mais
adequado falar a verdade. Os sentimentos de tristeza são situações passageiras
que com o tempo desaparecem; no entanto, aconselhamos que não se despreze
sentimentos como medo, birra e insegurança que a criança possa vir a
demonstrar.
Sobre a
Educação Infantil
Nos primeiros anos da vida escolar, cada detalhe é
importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para
que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a
cooperação e a solidariedade. Por isso, valorizamos o cuidado e o
desenvolvimento integral da criança.
A elaboração das atividades e dos projetos envolve a
observação dos professores sobre o modo como os estudantes se relacionam com as
experiências oportunizadas para eles. Trata-se da pedagogia da escuta, na qual
são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa e de curiosidades
trazidas pelas próprias crianças.
Os planejamentos são realizados pelos professores cumprindo
os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área.
Isto é, organizamos ações de leitura, desenho, música, jogos e construções
matemáticas, além de experiências, contemplando a contato com a natureza e a
linguagem tecnológica.