O Minecraft: Education Edition é um jogo de mundo aberto, que se assemelha ao brinquedo Lego, que possibilita criar cenários e elementos a partir de blocos. A atividade, além de recreativa, incentiva características como criatividade, colaboração e resolução de problemas, tudo isso em um espaço imersivo, onde a criança ou o adolescente tem liberdade para usar sua imaginação. Seguindo a matriz curricular, os educadores utilizam a plataforma em diferentes projetos de sala de aula.
Para o supervisor de tecnologias educacionais dos Colégios da Rede Marista, Ederson Locatelli, a versão do Minecraft voltada para a educação é uma tecnologia 3D que, ao oportunizar a imersão, eleva a experiência a outro nível para o usuário. “O Minecraft é uma tecnologia que os estudantes já conhecem, dessa forma, eles sabem como se movimentar, construir, destruir e programar. A plataforma é familiar aos estudantes, especialmente para os Anos Iniciais e Finais”, explica.
Entre os destaques do Minecraft estão a imersão e a autoria. “Como a plataforma permite a construção de cenários e objetos, também fomenta a questão da autoria, a qual é muito importante para nós. Quando o estudante é autor, evidenciam-se as aprendizagens que ele vai construindo ali, ele não só reproduz, ele concebe, ele se coloca naquelas produções que estão sendo realizadas” comenta Locatelli.
Como o Minecraft é utilizado nas aulas?
Ao trabalhar com a plataforma, os educadores apresentam a metodologia e conduzem os estudantes, uma vez que a técnica é conhecida pelas crianças e pré-adolescentes. “Quando um educador adota, alinhando à sequência didática, por exemplo, um projeto interdisciplinar, desenvolvendo habilidades e competências previstas em nossa matriz, eles se adaptam rapidamente à ideia, pelo fato de usarem para o lazer”, aborda o especialista.
Literatura clássica e Minecraft com o 1º ano do Ensino Médio
Trabalhar Literatura Clássica em sala de aula, mesmo com os estudantes que já têm apreço pela leitura, é sempre um desafio, tanto pelas temáticas, quanto pelo fato da obrigatoriedade passível de avaliação.
Desafio este, aceito e proposto pelo projeto inovador, desenvolvido pelas disciplinas de Arte, Educação Fisica, Língua espanhola, Língua Portuguesa, Língua inglesa, Literatura, Produção Textual e equipe de Tecnologias Educacionais do Marista Champagnat.
A partir da leitura da obra Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, o 1º ano do Ensino Médio construirá o universo utópico criado pelo escritor, utilizando o jogo de Minecraft. A atividade proposta ultrapassará os limites da narrativa, da imaginação e da realidade dos estudantes, além de desenvolver competências ligadas às linguagens, bem como às áreas da Matemática, Ciências humanas e exatas.
"A magia de extrapolar as linhas narrativas e trazer a história, suas sensações, suas cores, as vitórias, as derrotas e inúmeras descobertas pessoais e interpessoais é instigante e o trabalho será intenso. Serão pelo menos 3 meses de 'obras' das esquipes de 'arquitetos' organizados por 'engenheiros'", relata a professora de Língua Portuguesa e Produção Textual Patrícia Kroehne Amaral.