Navegar para Cima

Notícias

Alimentação e saúde

19/08/2019
Nosso jeito de educar
Essa temática foi tema de estudo no 1º ano EF e resultou em muitas descobertas

​​​​​Nos momentos do lanche, alguns estudantes perceberam que dois colegas tinham alimentação diferenciada e quando ofereciam seus lanches, eles não podiam aceitar. Foi assim que surgiu então, a possibilidade de trabalhar com a turma 111, 1º ano EF, a diferença entre os alimentos e o porquê os alguns colegas precisam cuidar da alimentação.

Algumas perguntas importantes deram início às investigações, como: “O que acontece dentro de mim que não posso tomar leite?" e “Porque umas pessoas podem comer certas coisas e outras não?"“, dessa maneira, surgiu o projeto E agora, o que posso comer?

Com ele foi possível permitir que os estudantes, juntamente com seus familiares, refletissem sobre seus hábitos alimentares e das consequências que esses hábitos têm na sua saúde, entendendo a importância do cuidado com a alimentação.

IMG-20190816-WA0006.jpgAtividade culinária para produção de suco verde​​​

O estudo também proporcionou o conhecimento e o entendimento sobre a importância do cuidado e da higiene dos alimentos para mantermos uma boa saúde.

Através de estratégias variadas, nossos estudantes foram protagonistas da sua própria aprendizagem, fazendo pesquisas, leituras, vendo vídeos, ouvindo músicas, palestras sobre a alimentação, pirâmide alimentar; entendendo o processo digestório e sabendo o que acontece internamente quando nos alimentamos.

Com o desenvolvimento do projeto, a turma ampliou o conhecimento a respeito dos hábitos saudáveis, das intolerâncias e a necessidade de manter bons hábitos alimentares. O resultado das aprendizagens foi demonstrado para as famílias, amigos e colegas de outras turmas na Mostra de Iniciação Científica do Colégio.

Os estudantes receberam visitas em seu stand e puderam explicar tudo o que aprenderam e ainda mostrar na prática as atividades realizadas em sala de aula referentes ao projeto. ​

Confira abaixo algumas imagens do projeto:

botao_site.png