Navegar para Cima

Notícias

Aprender & Cuidar

25/11/2019
Projetos
Projeto estratégico prevê o desenvolvimento de uma cultura de gestão de riscos e desastres com a comunidade escolar

​Um dos projetos estratégicos desenvolvidos pelo Colégio Marista Champagnat prevê o desenvolvimento de uma cultura de gestão de riscos e desastres com a comunidade escolar. Tendo em vista esse objetivo, em 2018 iniciamos uma parceria com a Startup Pedra Circular, localizada no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). 

Desde então, realizamos uma série de formações com nossos 180 educadores e 1.300 estudantes. Também proporcionamos momentos de diálogo com as famílias sobre esse assunto nas reuniões de pais deste ano. Os momentos foram conduzidos pelo CEO da Startup Pedra Circular, Abner Freitas.  

No dia 26/6 desse ano, realizamos nosso primeiro exercício de simulação de evacuação escolar. O momento foi conduzido com sucesso pela equipe de educadores, equipe de Brigadistas do Colégio e Startup Pedra Circular. Neste, a comunidade escolar, a partir de determinado sinal, se deslocou ao mesmo tempo e de forma orientada, até o ponto de encontro pré-estabelecido.

Com o intuito de evoluirmos em nosso projeto, realizamos o segundo exercício de simulação de evacuação escolar, na semana de 18 a 22/11. Dessa vez não informamos o dia, nem horário exato, pois o objetivo foi aumentarmos o nível de desafio, avançando no desenvolvimento da cultura de gestão de riscos e desastres. 

A simulação do turno da manhã aconteceu no dia 18, já a simulação da tarde ocorreu no dia 20. Apesar da comunidade escolar ter sido surpreendida com o momento exato do exercício, o resultado foi a evacuação escolar completa e a melhora do tempo das simulações.

Após a realização do exercício, a equipe gestora do projeto ouviu estudantes e educadores e fez a análise das melhorias a serem feitas para a continuidade do projeto. Para 2020 já estão previstas novas formações e exercícios de simulação de evacuação escolar.​

Sobre o Colégio Marista Champagnat

Fundado em 1920, o nosso Colégio é um espaço de aprendizado, descoberta e construção de novos conhecimentos. Integramos a Rede Marista, constituída por 18 Colégios pagos, oito Escolas Sociais gratuitas, nove Centros Sociais, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Hospital São Lucas e Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), bem como pela atuação missionária e pastoral em diversos municípios.​

Estamos instalados no bairro Partenon, dentro do Campus da PUCRS, região Leste de Porto Alegre, numa área privilegiada, com mais de 4 mil metros quadrados. Possuímos infraestrutura completa e adequada para cada nível de ensino.

Mais de 160 educadores se envolvem, todos os dias, para oferecer uma educação de qualidade que marca a vida dos que passam pela nossa escola. Cerca de 1,2 mil estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, aprendem, diariamente, que o conhecimento vai muito além da sala de aula.​​


botao_site.png