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Aprendizagem através do cotidiano

12/06/2020
Educação
Estudantes do Nível II da Educação Infantil desenvolvem projeto sobre força gravitacional.

​Você já parou para pensar que as nossas ações cotidianas envolvem a força gravitacional? Durante observações realizadas em sala de aula com a turma N2C, em um contexto onde o protagonismo dos estudantes é estimulado, percebemos uma construção de diálogos e interesses voltados para pistas de carros. Por que para subir uma rampa é necessário mais força? Ou, por que em uma descida é possível que o carro se movimente sozinho? Foi a partir dessas curiosidades dos estudantes, que na turma do Nível 2C da Educação Infantil do nosso Colégio começou a se desenvolver o projeto De cima para baixo e de dentro para fora, abordando o tema força gravitacional. 

Através do livro A Bicicleta Voadora, do autor Antônio Prata, os estudantes começaram a traçar desafios para o desenvolvimento do projeto. A obra retrata a história da amizade entra uma pipa e uma bicicleta que enxergavam várias coisas por onde passavam, porém, de perspectivas diferentes. Até que um certo dia, a pipa ajudou a bicicleta a voar, e assim, ver as coisas também do alto.  

Assim como na história, as crianças também enxergam tudo através de suas próprias perspectivas, e a partir delas, desenvolveram diversas atividades envolvendo a força gravitacional. Desenhos que ilustram o que enxergam de suas casas, circuitos corporais com e sem obstáculos, arremesso de objetos de diferentes distâncias, além das rodas de conversas com os colegas abordando temas que foram pautas para pesquisas.​




Todas essas atividades foram propostas com base nas experiências entre o eu, o outro e o nós, onde os estudantes puderam interagir consigo mesmos, com os colegas e também com as suas famílias, desenvolvendo o seu protagonismo tanto nas ações coletivas como nas individuais.


Sobre a Educação Infantil 

Nos primeiros anos da vida escolar, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade. Por isso, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento integral da criança.

A elaboração das atividades e dos projetos envolve a observação dos professores sobre o modo como os estudantes se relacionam com as experiências oportunizadas para eles. Trata-se da pedagogia da escuta, na qual são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa e de curiosidades trazidas pelas próprias crianças.

Os planejamentos são realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, organizamos ações de leitura, desenho, música, jogos e construções matemáticas, além de experiências, contemplando a contato com a natureza e a linguagem tecnológica.