Você já parou para pensar que as nossas ações cotidianas envolvem a força gravitacional? Durante observações realizadas em sala de aula com a turma N2C, em um contexto onde o protagonismo dos estudantes é estimulado, percebemos uma construção de diálogos e interesses voltados para pistas de carros. Por que para subir uma rampa é necessário mais força? Ou, por que em uma descida é possível que o carro se movimente sozinho? Foi a partir dessas curiosidades dos estudantes, que na turma do Nível 2C da Educação Infantil do nosso Colégio começou a se desenvolver o projeto De cima para baixo e de dentro para fora, abordando o tema força gravitacional.
Através do livro A Bicicleta Voadora, do autor Antônio Prata, os estudantes começaram a traçar desafios para o desenvolvimento do projeto. A obra retrata a história da amizade entra uma pipa e uma bicicleta que enxergavam várias coisas por onde passavam, porém, de perspectivas diferentes. Até que um certo dia, a pipa ajudou a bicicleta a voar, e assim, ver as coisas também do alto.
Assim como na história, as crianças também enxergam tudo através de suas próprias perspectivas, e a partir delas, desenvolveram diversas atividades envolvendo a força gravitacional. Desenhos que ilustram o que enxergam de suas casas, circuitos corporais com e sem obstáculos, arremesso de objetos de diferentes distâncias, além das rodas de conversas com os colegas abordando temas que foram pautas para pesquisas.
Todas essas atividades foram propostas com base nas experiências entre o eu, o outro e o nós, onde os estudantes puderam interagir consigo mesmos, com os colegas e também com as suas famílias, desenvolvendo o seu protagonismo tanto nas ações coletivas como nas individuais.
Sobre a Educação Infantil
Nos primeiros anos da vida escolar, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade. Por isso, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento integral da criança.
A elaboração das atividades e dos projetos envolve a observação dos professores sobre o modo como os estudantes se relacionam com as experiências oportunizadas para eles. Trata-se da pedagogia da escuta, na qual são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa e de curiosidades trazidas pelas próprias crianças.
Os planejamentos são realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, organizamos ações de leitura, desenho, música, jogos e construções matemáticas, além de experiências, contemplando a contato com a natureza e a linguagem tecnológica.