Navegar para Cima

Notícias

Aprendizagens significativas por meio da curiosidade

30/11/2021
Iniciação Científica
Projeto realizado na turma 113 incentiva que os estudantes reflitam sobre a surdez em gatos

​​​​​É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão e desenvolvendo habilidades e competências basilares para outras posteriores, mais complexas. São promovidas experiências e interações com o propósito de propiciar o protagonismo dos estudantes na construção de suas aprendizagens.

A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares são utilizados como cenários dinâmicos e potentes que promovem a imaginação, criação e a comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas.

Sendo assim, o tema que permeou as investigações da turma 113, do 1º ano do Ensino Fundamental, durante o segundo semestre letivo, surgiu a partir da curiosidade de um estudante, que afirmou para a turma que gatos brancos de olhos azuis são surdos. A turma estava desenvolvendo atividades durante a aula sobre animais. Ao surgir essa contribuição, o grupo ficou curioso e, desde então, iniciaram a investigação em busca de respostas para esse questionamento. 

“Será que todos os gatinhos brancos com olhos azuis são surdos?", "Como saber se um gatinho é surdo?", "Que cuidados precisamos ter com os gatinhos surdos?", "Como interagir com um gatinho surdo?"

​Por meio de diferentes estratégias pedagógicas como rodas de conversas, vivências com as famílias, pesquisa em diferentes fontes de conhecimento, conversa com profissionais de medicina veterinária,  os estudantes puderam contemplar a expressão das diferentes linguagens oportunizando, assim, a construção do conhecimento e o protagonismo pelas crianças. 

Clique nos links abaixo para conferir a produção final desse lindo trabalho de investigação dos estudantes.