É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão e desenvolvendo habilidades e competências basilares para outras posteriores, mais complexas. São promovidas experiências e interações com o propósito de propiciar o protagonismo dos estudantes na construção de suas aprendizagens.
A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares são utilizados como cenários dinâmicos e potentes que promovem a imaginação, criação e a comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas.
Sendo assim, o tema que permeou as investigações da turma 113, do 1º ano do Ensino Fundamental, durante o segundo semestre letivo, surgiu a partir da curiosidade de um estudante, que afirmou para a turma que gatos brancos de olhos azuis são surdos. A turma estava desenvolvendo atividades durante a aula sobre animais. Ao surgir essa contribuição, o grupo ficou curioso e, desde então, iniciaram a investigação em busca de respostas para esse questionamento.
“Será que todos os gatinhos brancos com olhos azuis são surdos?", "Como saber se um gatinho é surdo?", "Que cuidados precisamos ter com os gatinhos surdos?", "Como interagir com um gatinho surdo?"
Por meio de diferentes estratégias pedagógicas como rodas de conversas, vivências com as famílias, pesquisa em diferentes fontes de conhecimento, conversa com profissionais de medicina veterinária, os estudantes puderam contemplar a expressão das diferentes linguagens oportunizando, assim, a construção do conhecimento e o protagonismo pelas crianças.
Clique nos links abaixo para conferir a produção final desse lindo trabalho de investigação dos estudantes.