Navegar para Cima

Notícias

As dinoformas do N2A

25/06/2020
Educação
Estudantes da Educação Infantil desenvolvem atividades sobre os dinossauros

Na Educação Infantil do Marista Champagnat, as atividades são desenvolvidas a partir do interesse dos estudantes, despertados durante as brincadeiras e rodas de conversas realizadas em sala de aula. 

Nessa fase da vida escolar, brincar proporciona uma viagem ao mundo da imaginação. É através das brincadeiras que os estudantes socializam com os demais colegas, criam enredos e exploram diferentes contextos. De acordo com as diretrizes da Educação Infantil (pg. 64) “no brincar é possibilitado à criança fazer relações, viver experiências, construir sua subjetividade, imaginar, experimentar as mais diversas emoções e desenvolver-se”. 

E foi através dessas brincadeiras que a turma do Nível 2A demonstrou o interesse pelos dinossauros. Foram inúmeras as curiosidades como saber de que forma esses animais nascem e se desenvolvem, se eles crescem a noite, onde dormem, como é o relacionamento com as diferentes espécies, etc. 

A partir dessas inquietações começaram a surgir atividades propostas pela professora, com o objetivo de desbravar as mais diversas dinoformas. Os estudantes conheceram as mais diversas espécies, criaram brincadeiras com os bonecos de dinossauros, desenvolveram habilidades e a motricidade recriando espécies com diferentes formas geométricas além de criar o habitat do animal.  

Habitat dinoformas.jpg

Para enriquecer ainda mais os conhecimentos sobre esses animais, a turma N2A teve uma aula especial com o professor Marco Brandalise, paleontólogo do Museu de Ciências e Tecnologias da PUCRS, responsável pela coleção de fósseis do museu. O Colégio Marista Champagnat e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, juntamente com o Museu de Ciências e Tecnologias, possuem uma  parceria que permite aos nossos estudantes adquirir ainda mais conhecimento sobre os assuntos estudados. Nessa aula, o professor Marco apresentou diversos conhecimentos sobre os dinossauros para os nossos pequenos pesquisadores. 

Sobre a Educação Infantil 

Nos primeiros anos da vida escolar, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade. Por isso, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento integral da criança.

A elaboração das atividades e dos projetos envolve a observação dos professores sobre o modo como os estudantes se relacio nam com as experiências oportunizadas para eles. Trata-se da pedagogia da escuta, na qual são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa e de curiosidades trazidas pelas próprias crianças.

Os planejamentos são realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, organizamos ações de leitura, desenho, música, jogos e construções matemáticas, além de experiências, contemplando a contato com a natureza e a linguagem tecnológica.