A união entre tecnologias e sala de aula nem sempre é um antagonismo que dificulta a aprendizagem. Em muitos casos, pode ser uma abordagem pedagógica mais atrativa e eficaz para o aprendizado. Foi com esse método que o 6º ano EF participou de uma atividade que explorou o uso da realidade aumentada. Ao utilizar um aplicativo com suporte à câmera, os estudantes do Marista Champagnat puderam visualizar as camadas da Terra em realidade aumentada, incluindo o Núcleo, o Manto e a Crosta.
A atividade consiste em exibir para a câmera do dispositivo móvel um cubo com desenhos geométricos, feitos para o fim educacional. Ao ser capturado pelo sensor, o objeto revela, através da tela, as camadas fragmentadas do planeta, permitindo que os estudantes explorem o conhecimento de forma visual e imersiva, vendo a Terra por diferentes perspectivas.
A educadora Magda Schu, que orientou os estudantes, revela a importância da tecnologia: "com a utilização da realidade aumentada, as aulas se tornam mais dinâmicas e participativas, criando um ambiente de aprendizado mais interessante e motivador. Além disso, a tecnologia se adapta ao ritmo de cada estudante, permitindo o aprendizado individualizado. Com a perspectiva da abordagem investigativa, os eles utilizam diferentes ferramentas, possibilitando ampliar seu repertório e significar o aprendizado."
Essa atividade faz parte de uma sequência didática mais ampla, que envolve diferentes áreas do conhecimento. Nela, os estudantes são desafiados a criar um livreto baseado na história fictícia do retorno de Júlio (baseado em Verne), o protagonista dessa aventura inesperada. Por meio da multidisciplinaridade, os estudantes exercitam a criatividade, escrita e capacidade de síntese, aliando diferentes conhecimentos de forma integrada.
Nossa proposta pedagógica
A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do nosso Instituto, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.
A nossa metodologia fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.