Os estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio do Colégio Marista Champagnat tiveram uma manhã especial no Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS). Para trabalhar os conhecimentos adquiridos nos componentes curriculares de Biologia, Física, Matemática e Química, as turmas realizaram atividades práticas direcionadas pelos professores, explorando os diversos espaços e possibilidades de aprendizado do Museu.
No componente curricular de física, o 2º ano do Ensino Médio realizou um circuito com seis atividades que contemplaram os conteúdos de pressão atmosférica, vasos comunicantes, princípio de Pascal, princípio de Arquimedes, Teorema de Stevin e fluidos. O objetivo foi identificar no cotidiano o uso dos conceitos de hidrodinâmica, através de experimentos, observação e análise de dados. Dentre as questões que os estudantes tiveram que responder destacam-se: Por que não é possível abrir a porta de um avião quando estão voando? Por que vemos só uma parte de um Iceberg?.
Já a sequência didática desenvolvida pela área de Matemática abordou os conteúdos de geometria espacial, cubo, paralelepípedo, pirâmidades, cones, cilindros e esferas. Relacionando teoria e prática, os estudantes foram desafiados a localizar visualmente nos espaços do Museu os conteúdos trabalhados, realizando o registro fotográfico ou através de desenho e respondendo aos exercícios propostos.
O 3º ano do Ensino Médio realizou atividades de Biologia, Física e Química. No componente curricular de Biologia, os estudantes exploraram a exposição “Marcas da Evolução”, localizada no 2º pavimento do Museu, abordando os representantes do Reino Metazoa e suas novidades evolutivas.
A Física propôs aos estudantes a análise de práticas ofertadas pelo Museu a fim de responder as questões específicas do componente curricular. Divididos em grupos, o 3º ano do Ensino Médio observou e descreveu conceitos de corrente elétrica.
A Química, integrada com a Biologia, abordou as sensações e sentimentos, a partir da identificação de substâncias presentes no corpo humano. Os estudantes tiveram que responder a questão "o que são neurotransmissores?" e realizar uma linha do tempo, respondendo a itens pré-determinados nos conteúdos trabalhados.
Para a professora de Biologia Magda Medeiros Schu Silva, uma das educadoras que realizou atividades com as turmas, participar de atividades no Museu é uma forma de relacionar teoria e prática. "Para os estudantes foi uma oportunidade de construir conhecimento utilizando metodologias ativas, respeitando as individualidades e refletindo em conjunto para a busca de possíveis soluções às situações-problema apresentadas".
A proposta pedagógica do Ensino Médio do Marista Champagnat
FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS
Autonomia e protagonismo são pilares importantes da educação integral. Nesse sentido, os professores incentivam o diálogo entre os estudantes, incentivando a formação de opinião e o pensamento crítico. A construção de liderança também é estimulada através da participação em grupos, como o Grêmio Estudantil, o Voluntariado e a Pastoral Juvenil Marista (PJM).
LIVING ENGLISH
Com um método de ensino baseado na habilidade de comunicação, as aulas de Língua Inglesa acontecem em ambientes diferenciados, apoiando-se em um material didático especializado e com turmas reduzidas. Ao final do Ensino Médio, os estudantes realizam o teste de proficiência do Toefl e recebem o certificado com o seu nível de domínio do idioma.
PENSANDO NO FUTURO
São desenvolvidas diversas atividades voltadas para o Enem e vestibulares, com materiais didáticos específicos, simulados e aulões. A preparação também inclui orientação profissional, palestras, debates e oficinas especiais que envolvem hábitos de estudo, dicas sobre as avaliações, critérios de correção e estrutura das provas. Além disso, os estudantes realizam pesquisas para projetos de iniciação científica elaborados por área do conhecimento, sendo incentivados a participar de salões e congressos.
METODOLOGIA E ESPAÇOS INOVADORES
Devido à carga horária ampliada no Ensino Médio, a metodologia de ensino e os ambientes tornam-se aliados para um maior aproveitamento escolar. O conteúdo é trabalhado de forma interdisciplinar, por área do conhecimento, envolvendo a problematização de temas e as soluções propostas pelos estudantes. As salas de aula são equipadas com tecnologia, como Apple TVs, Ipad (para professores), lousas digitais e sistema de som, qualificando o processo de ensino e aprendizagem.
