Autoconhecimento e projeto de vida

11/09/2019
Preparação para o futuro
Projeto desenvolve autoconhecimento, escolhas profissionais e projeto de vida com estudantes do 3º ano do Ensino Médio

​​A conclusão do Ensino Médio acarreta muitas mudanças na vida dos estudantes que, ao concluírem a educação básica, confrontam-se com diversas escolhas pessoais e profissionais a serem feitas. Para auxiliar nossos estudantes concluintes nessa fase de transição, o Serviço de Orientação Educacional (SOE) realiza ao longo do ano o projeto Novos Horizontes. Com atividades formativas, lúdicas e de integração, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio são preparados para os desafios futuros.

Dentre as iniciativas previstas, promovemos, em parceria com o Instituto Meu Saber, oficinas de autoconhecimento, inteligências múltiplas​, escolha profissional e projeto de vida. Ministrados pelas profissionais do Instituto Tyana Karam e Sabine Preusser, os encontros foram realizados nos meses de agosto e setembro, com dinâmicas de grupo, exercícios individuais e coletivos e jogos de estimulação.

O Projeto de Vida: a construção da integralidade da pessoa, documento da Rede Marista que reúne nossos princípios e conceitos sobre o desenvolvimento do projeto de vida com as crianças e jovens, evidencia que o ser humano está em constante construção, procurando pelo sentido de sua vida. Sendo assim, devemos auxiliar os estudantes a traçarem objetivos que estejam de acordo com seus valores pessoais e coletivos.

Para a orientadora educacional dos Anos Finais e do Ensino Médio Clamarta Pasuch é fundamental que a família esteja presente nesse momento importante e apoie seu filho. "Por ser final de Ensino Médio, muitas vezes as famílias acabam pressionando bastante. A família pode ajudar tendo paciência e tranquilidade, sabendo que é um momento difícil para eles (estudantes)".

Ao longo do ano estão previstas diversas atividades com o 3º ano EM. Confira o cronograma completo do projeto Novos Horizontes:

• Recreio especial de abertura do ano letivo

• Lançamento das camisetas de turma

• Participação especial na Festa Junina

• Manhã de formação sobre o projeto de vida

• Musical (apresentação de dança e teatro em retrospectiva da trajetória escolar)

• Palestra com ex-alunos (profissionais que já estudaram e se formaram no Colégio relatam os desafios enfrentados ao saírem da escola)

• Anúncio de educadores homenageados e paraninfo

• Projeto de Vida e Orientação Profissional

• Saída de convivência e integração

• Dia da Infância

• Recreios especiais