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Autonomia e aprendizagens na primeira etapa escolar do ensino fundamental

24/01/2022
Nosso jeito de educar
Saiba quais são os diferenciais da primeira etapa escolar do ensino fundamental

​​​​​Com o foco na formação integral de nossos estudantes, durante o processo de ensino e aprendizagem dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), buscamos aprofundar a construção de valores e a compreensão do seu papel como cidadão. Tudo isso ocorre a partir de atividades dinâmicas e criativas, favorecendo conexões entre conhecimentos e cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade.

Ensinamos e aprendemos diariamente com as particularidades de cada estudante e a turma que o mesmo compõe. Através de diferentes práticas, que possibilitam aos estudantes propor novas alternativas e caminhos para a construção de aprendizagens significativas e contextualizadas, buscamos ofertar alternativas para a aplicação do conhecimento aprendido no seu cotidiano.​

Conheça os diferenciais por nível de ensino

1º ano EF – É uma fase importante na vida escolar de nossos estudantes, pois marca o ingresso das crianças no mundo da escrita e da leitura. Temos como projeto final o Borboletizando, cuja a inspiração parte do importante processo que as borboletas passam até alçarem seu voo. O mesmo acontece com nossos estudantes, uma metamorfose realizada pelo complexo ato de ler o mundo até tornarem-se autores das suas próprias histórias.

2º ano EF – Durante essa fase da vida escolar, nossos estudantes dão continuidade ao processo de alfabetização iniciado anteriormente, estimulando a produção de textos e aprimorando a escrita e a leitura. Como conclusão desse ciclo, os alunos produzem um livro que reúne histórias redigidas em sala de aula por cada um deles.

3º ano EF – Marca o fechamento do ciclo de alfabetização, onde os estudantes são convidados a ampliar o repertório de leituras, intensificar a estruturação da produção textual. Além disso, os estudantes são incentivados a solucionar os problemas matemáticos através de situações do cotidiano, significar o espaço vivido por meio de diferentes representações cartográficas, e reconhecer gradativamente a pluralidade cultural. A projeto final desse nível de ensino intitula-se Porto Alegre: aprender, sentir, transformar, proporcionando aos estudantes descobertas sobre a origem da nossa cidade, sua geografia, clima, problemas ambientais, principais pontos turísticos, transporte, zona rural, zona urbana, riquezas naturais, entre outros. Ao final, cada aluno produz um projeto sobre um dos pontos turísticos conhecidos ao longo da disciplina.

4º ano EF – Do protagonismo à iniciação cientifica, os alunos desenvolvem através de ferramentas tecnológicas e pesquisas, estudos e projetos que envolvem temas do cotidiano e de interesse dos grupos. O projeto final do 4º ano EF, Nossa Terra, Nossa Gente, envolve os estudantes em pesquisas sobre o Rio Grande do Sul. O estudo contempla pesquisas sobre vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos dos países colonizadores do nosso Estado e sobre a história do povo gaúcho.

5º ano EF – Nessa última etapa dos Anos Inicias, nossos estudantes são instigados a observar, dialogar, investigar, planejar e atuar junto às questões significativas da vida em comunidade. Propiciamos o desenvolvimento amplo das competências na área de pesquisa e inovação, bem como o aprofundamento e produção de saberes científicos e incentivo ao empreendedorismo. Como encerramento desse ciclo, os estudantes realizam o projeto Brasil Encanto, no qual fazem pesquisas sobre as diferentes regiões do Brasil, suas histórias e a cultura dos povos.