Borboletas prontas para novos voos

16/12/2020
Estudantes do 1º ano EF realizam espetáculo Borboletizando

​​​​​​O 1º ano do Ensino Fundamental é uma fase marcante na vida escolar de nossos estudantes, pois ele marca o ingresso das crianças no mundo da escrita e da leitura. Um ano de muitos desafios, mas que oportuniza grandes descobertas e permite desbravar novos mundos a partir da alfabetização.

De acordo com as professoras, “o ano de 2020 ficará marcado para sempre na vida das nossas crianças e nas nossas, pois ele foi cheio de emoções, desafios e aprendizados. Distantes fisicamente, mas sempre juntos na missão de educar, fomos levados a repensar nossas ações e reinventar um novo jeito de ser escola, criando pontes para que as crianças pudessem continuar seu processo de ler o mundo".

Como culminância desse processo e incentivando o protagonismo, nossos estudantes realizaram o espetáculo Borboletizando. O evento leva esse nome pois remete à fase de transformação dos estudantes. Assim como o casulo se transforma em uma linda borboleta, nossos estudantes criam asas ao serem alfabetizados.

A apresentação, que ocorreu de forma online, foi inspirada na magia circense, e os estudantes com o auxílio de suas famílias gravaram vídeos interpretando as performances. As professoras, apresentadoras do circo do Borboletizando, compuseram um cenário a partir das borboletas confeccionadas pelos alunos e entregues em um drive thru no Colégio.

​​ Texto auxiliar da imagem

Drive thru para entrega da borboleta

Sobre os Anos Iniciais

É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo.

Com foco na formação integral, a rotina curricular favorece conexões entre conhecimentos, cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade. A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo.

A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares são utilizados como cenários dinâmicos que promovem a imaginação e a comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas. Todos os espaços são pensados e organizados para que os estudantes criem, dialoguem e transformem.