BORBOLETIZANDO: ALFABETIZAR É CONSTRUIR CAMINHOS

09/12/2021
Educação
A alfabetização, além de ser a base da construção do conhecimento, é uma das fases mais bonitas do aprendizado

​​​No Marista Champagnat, o processo de alfabetização é um momento muito especial vivido por nossos estudantes. Através das brincadeiras, proporcionamos aos estudantes momentos onde o conhecimento passa pelo corpo, desenvolvendo o raciocínio, a criatividade, a percepção, autonomia e autoestima. Com isso, o espaço escolar se torna um ambiente de descobertas, aventuras e principalmente de muita alegria. Com as brincadeiras ligamos de forma divertida as crianças ao conhecimento.

Este ano o Borboletizando ocorreu na quarta-feira, dia 8/12, teve como temática: “alfabetizar é construir caminhos". E é com alegria, que pais e professores acompanham os primeiros passos à escrita reconhecendo letras, palavras e formação de frases. Mas alfabetização é muito mais que aprender a ler e escrever. Durante esse ano letivo, os estudantes passaram por muitas emoções, encantamentos e desafios. “Refletimos diariamente sobre o Coronavírus, estudamos, aprendemos, descobrimos e reinventamos formas diferentes de convivência. Nem mesmo a distância física fez com que perdêssemos o amor, a amizade, respeito e a solidariedade para com o próximo", comentou o professor Eli Tanhote.

Além dos pequenos que estão desbravando as novidades do mundo escolar, os educadores também aprendem muito em sala de aula. “Alfabetizar é um ato de imensa sensibilidade e dedicação. Precisamos estar atentos aos sinais das crianças, cada expressão, sorriso ou aflição. Provocar situações que desafiem e ao mesmo tempo encantem o nosso estudante. É essencial para alimentar o desejo de buscar e assim avançar em suas hipóteses de leitura e escrita", declarou a professora Clarissa Petersen.

Assista ao vídeo da apresentação:

SOBRE OS ANOS INICIAIS

É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo.

Com foco na formação integral, a rotina curricular favorece conexões entre conhecimentos, cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade. A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo.

A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares são utilizados como cenários dinâmicos que promovem a imaginação e a comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas. Todos os espaços são pensados e organizados para que os estudantes criem, dialoguem e transformem.