Nossa Terra Nossa Gente

22/11/2019
Nosso jeito de educar
Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental realizam espetáculo sobre a Imigração

​​​​​​​No dia 20/11, nossos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental realizaram a apresentação do projeto Nossa Terra, Nossa Gente, espetáculo que retratou a história da imigração no Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, através de poesias, teatro, música e muita dança.

A apresentação foi realizada no auditório do Colégio, e os familiares e amigos puderam prestigiar a homenagem realizada aos colonizadores e imigrantes que contribuíram para a formação da identidade do Rio Grande do Sul. A exposição contou com danças típicas indígenas, africanas, espanholas, portuguesas, italianas, alemãs e gaúchas.

Os estudos sobre a imigração ocorrem durante o ano letivo das turmas de 4º ano do Ensino Fundamental, contemplando pesquisas sobre vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos dos países colonizadores do nosso estado. Além disso, os estudantes realizam viagens de estudo para que possam se apropriar da cultura dos povos que construíram o Rio Grande do Sul.

Para registrar de forma lúdica as atividades que foram realizadas, as turmas produziram o seu próprio álbum de figurinhas. A confecção iniciou no mês de setembro, quando são comemoradas as tradições gaúchas, e será finalizado no mês de dezembro, com o registro dos aprendizados que tiveram durante esse período.

Sobre os Anos Iniciais

É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo.

Com foco na formação integral, a rotina curricular favorece conexões entre conhecimentos, cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade. A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo.

A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares são utilizados como cenários dinâmicos que promovem a imaginação e a comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas. Todos os espaços são pensados e organizados para que os estudantes criem, dialoguem e transformem.

Em 2020, seguiremos realizando atividades que potencializem ainda mais essas aprendizagens, bem como projetos já consolidados no cotidiano escolar.

botao_site.png