A primeira semana de 2023 se tornou sinônimo de brincadeira e diversão no Marista Champagnat. Isso porque a Colônia de Férias de Verão acolheu dezenas de estudantes para desfrutar das belezas proporcionadas pelo verão. A terceira edição do projeto, neste ano, navega por atividades inéditas realizadas por crianças da Educação Infantil ao 5º ano EF.
Brincadeiras com água, contação de histórias, oficina de cupcake, corrida no corredor e até patinação com a escola Passo a Passo estão no cronograma da Colônia de Férias, que se propõe a ser um espaço de lazer fora do ano letivo. Tudo com a educação e a segunda referenciais para os pais ao longo do período de aulas.
''A importância da Colônia é mostrar para a criança que ela tem outras maneiras de brincar. A sociedade acredita que isso é inato da criança: saber brincar. Isso é construído. Então, por aqui, um dos nossos objetivos é aumentar esse repertório brincante. É mostrar para a criança que até uma tarefa simples, como encher um balde d'água, tem diversão, tem conhecimento envolvido'', revela a coordenadora do Turno Integral, Anita Campos Costa.

As ferramentas desenvolvidas a partir da brincadeira auxiliam não apenas no aprendizado, como também na criação e fortalecimento de vínculos com o outro. As vivências são, sobretudo, uma forma de aprimorar as relações interpessoais, além de reconhecer a importância de compartilhar.
É, também, com acolhimento que a Colônia de Férias recebe novos estudantes. Além de viverem o Marista Champagnat de uma maneira ímpar, as crianças enxergam o espaço de forma integrada, como revela Anita: ''Os novos estudantes passam a conhecer o Colégio e não veem tudo com estranheza. Eles já vivenciaram isso e são parte do ambiente. São super bem recebidos e ficam com esse sentimento de pertencimento''.

Nossa Proposta pedagógica
A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do nosso Instituto, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.
A nossa metodologia fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.