Brincando com a Educação Infantil

21/07/2021
Nosso jeito de educar
A brincadeira foi o tema escolhido para o 13º Festival de Inverno do Marista Champagnat

​​​​“Quem quer brincar comigo?" Essa é uma pergunta que inúmeras vezes já ouvimos das crianças, não é mesmo? E ela nunca chega sozinha, está sempre acompanhada de muita imaginação e energia. E foi a temática da brincadeira que inspirou o 13º Festival de Inverno da Educação Infantil do Marista Champagnat.

Baseado no livro Quem quer brincar comigo, de Tino Freitas, com ilustrações de Ivan Zigg, que conta a história de uma menina que recebe a visita de vários animais que a convidam para brincar, nossos estudantes soltaram a criatividade e brincaram muito nas apresentações: de amarelinha, de esconde-esconde, pularam corda, dançaram com bambolê, jogaram bola, e encheram de fofura a manhã do último sábado, 17 de julho.

Ao longo das semanas que antecederam ao Festival, as professoras leram o livro em aula, e cada turma realizou a releitura do​e um personagem da história, relacionando com alguma brincadeira. A partir deste processo, prepararam as coreografias, que foram gravadas no colégio e em casa. O evento deste ano foi novamente realizado de forma online.

A Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais do Marista Champagnat, Vanessa Guimarães, conta sobre o processo de escolha do tema do Festival de Inverno 2021. “Escolhemos a literatura do autor Tino Freitas, Quem quer brincar comigo, por compreender o quão importante é a relação desta temática com o cotidiano da Educação Infantil. Ressignificar o brincar em tempos de pandemia foi um grande desafio, e ao mesmo tempo fez com que resgatássemos as brincadeiras, transcendendo o uso demasiado das telas e aparelhos eletrônicos."

Juntas, leitura e brincadeira fortalecem ainda mais a construção de novos conhecimentos para as crianças, favorecendo o seu desenvolvimento e as convidando a ocupar o lugar de protagonistas, para, acompanhadas dos educadores, terem liberdade de expressar suas ideias – em um ambiente que os empodera e valoriza suas maneiras de participação e interação, como prevê o jeito marista de educar.

Sobre a Educação Infantil

Nos primeiros anos da vida escolar (3 a 5 anos), cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade. Por isso, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento integral da criança.

A elaboração das atividades e dos projetos envolve a observação dos professores sobre o modo como os estudantes se relacionam com as experiências oportunizadas para eles. Trata-se da pedagogia da escuta, na qual são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa e de curiosidades trazidas pelas próprias crianças.

Os planejamentos são realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, organizamos ações de leitura, desenho, música, jogos e construções matemáticas, além de experiências, contemplando a contato com a natureza e a linguagem tecnológica.​​

BOTÃO.png