Caminhando para o futuro

14/12/2018
Nosso jeito de educar
Projeto proporciona conhecimento e vivência de diversas profissões aos estudantes do 1º ano EF.

​​​​O projeto Primeiros Passos para o Futuro, da turma 113, 1º ano EF, foi realizado com participação dos pais dos nossos estudantes, que a partir de suas profissões contribuíram com os conhecimentos e descobertas da turma.

O projeto surgiu como uma oportunidade de proporcionar a eles acesso a novos saberes sociais culturalmente elaborados em nossa história, buscando estratégias nas quais sejam eles protagonistas da sua aprendizagem, através da interação com o outro, fazendo relações, construindo hipóteses e as refazendo em diferentes situações, assimilando constantemente suas ações.

A pesquisa permeou todo o estudo e em sala de aula, um território foi construído. A cada profissão estudada, ele ganhou novos objetos. Essa estratégia motivou os estudantes e despertou questionamentos sobre cada temática abordada.

IMG-20181214-WA0101.jpgA cada profissão estudada, o território ganhou nova ambientação

Nossos estudantes aprenderam muito sobre diversas profissões, entre elas: Médico Veterinário, Arquiteto, Nutricionista, Confeiteira Gourmet, Agricultor, Professores, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Fotógrafo, Representante de Medicamentos, Enfermeiro, Analista de Sistemas, Cientista, Policial Federal, Major do Exército, Policial Civil, Brigada Militar, Advogados, Contadores, Gestor de Futebol, Administrador, Diretora de Colégio e Biólogo.

IMG-20181214-WA0031.jpgCorpo e movimento no pátio da escola

Nosso grupo de voluntariado e mães que realizam trabalhos voluntários também conversaram com a turma contando um pouco das atividades que realizam em prol de outras pessoas.

Cada mãe, pai, familiar que veio até a escola para partilhar aspectos da sua profissão e contar um pouco da sua rotina aos nossos estudantes, contribuiu para que desde já eles tenham uma noção maior da formação do mundo e das escolhas que poderão fazer em seu futuro.

IMG-20181214-WA0112.jpgOs profissionais proporcionaram vivências aos estudantes​

Com o auxílio das aprendizagens sobre as profissões, eles colocaram em prática a sua rotina de estudos do 1º ano EF, como por exemplo no dia da visita da Confeiteira Gourmet. Os estudantes precisaram ler receitas, interpretá-las para poder fazer os biscoitos. Com a visita da Arq​​uiteta, puderam compreender a importância da Matemática em nossas vidas e, a partir do conhecimento matemático que já possuem fazer analogias e exercícios em sala.

Sobre os ensinamentos que repassamos sobre alimentação saudável, desde a Educação Infantil, com a visita da Nutricionista, eles puderam perceber e reforçar o entendimento da importância de se ter uma alimentação saudável e equilibrada.

IMG-20181214-WA0016.jpgProdução de biscoitos

Outro ponto a destacar do projeto é a valorização da família como parceria da escola no processo de ensino e aprendizagem dos nossos estudantes. Acreditamos que é dessa forma, unidos, que faremos a diferença na construção do projeto de vida de nossas crianças e jovens.

O encerramento do projeto aconteceu com a apresentação da paródia “Trabalhito" a partir da música Despacito. Um dos pais da turma, que é Regente de Coral, contribuiu com o momento. Abaixo alguns registros das participações das famílias no projeto.​