Campanha da Fraternidade

03/04/2019
Nosso jeito de educar
Atividades são realizadas com nossa comunidade escolar a partir da temática da Campanha da Fraternidade.

​​​​​​Impulsionada pelo evangelho, a Igreja do Brasil, através da CNBB, propõe em cada período de quaresma uma temática social concreta que revela uma necessidade de de transformação social.

A partir disso é que se realiza, anualmente, a Campanha da Fraternidade. Em 2019 o tema escolhido é: Fraternidade e Políticas públicas, tendo como frase bíblica inspiradora: “Serás libertado pelo direito e pela justiça". (Is 1, 27)

Aqui no Marista Champagnat já estamos trabalhando com nossa comunidade escolar a temática da Campanha. Diversos locais da escola estão ambientados com os cartazes da Campanha e o Serviço de Pastoral Escolar já realizou momentos de formação e reflexão com os educadores com o objetivo de prepará-los e dar subsídios para as atividades que serão realizadas com as turmas. Segundo o Projeto Educativ​o do Brasil Marista, documento que norteia nossa prática pedagógica, “somos escola em Pastoral, na qual o projeto político-pedagógico-pastoral proporciona a síntese entre fé e cultura e o saber à luz da fé torna-se sabedoria e visão de vida” (p. 67). ​

Nossa primeira Missa do ano abordou a temática Fraternidade e Políticas Públicas. Os estudantes do Grupo de Teatro e da Pastoral Juvenil Marista utilizaram simbologias que representam o tema para envolver nossa comunidade nesse espírito de reflexão e preparação para a Páscoa. Algumas fotos podem ser conferidas na galeria abaixo.

​Oração da Campanha da Fraternidade 2019

Pai misericordioso e compassivo,
que governais o mundo com justiça e amor,
dai-nos um coração sábio para reconhecer a presença do vosso Reino entre nós.

Em sua grande misericórdia, Jesus,
o Filho amado, habitando entre nós
testemunhou o vosso infinito amor
e anunciou o Evangelho da fraternidade e da paz.

Seu exemplo nos ensine a acolher
os pobres e marginalizados, nossos irmãos e irmãs
com políticas públicas justas,
e sejamos construtores de uma sociedade humana e solidária.

O divino Espírito acenda em nossa Igreja
a caridade sincera e o amor fraterno;
a honestidade e o direito resplandeçam em nossa sociedade
e sejamos verdadeiros cidadãos do “novo céu e da nova terra".
Amém!​