Mais segurança e inovação em 2022

11/02/2022
A utilização das catracas terá início na segunda quinzena de março

​​​​Prezamos pelo cuidado e segurança dos nossos estudantes e educadores. Pensando nisso, instalamos catracas nas recepções do nosso Colégio, a iniciativa faz parte de um projeto iniciado em 2019. Como passamos por uma pandemia, a utilização das catracas foi adiada para este ano, tendo início à implementação no dia 22/3.

Para passar pelas catracas será necessária a leitura de um cartão magnético. Educadores, estudantes e famílias terão cartões pessoais, enquanto eventuais visitantes receberão no momento de entrada à escola. Durante a primeira semana de uso, serão realizados treinamentos com as turmas para garantir a efetividade do projeto.

Em razão dos nossos protocolos de segurança, somente as famílias da Educação Infantil, 1º e 2º ano do EF continuarão tendo acesso às dependências do Colégio. Quando as restrições não forem mais necessárias, familiares de todos os níveis de ensino serão chamados para cadastrar a biometria.

As principais motivações para a novidade foram a tendência de reforço de segurança no ambiente escolar no país e a análise de nossas avaliações junto às famílias – Avaliação InstitucionalPesquisa de Concluintes e Pesquisa de Novas Famílias. O Colégio percebeu a relevância de trazer um olhar atento para todos que acessam às dependências da escola, zelando pela segurança, integridade e harmonia de toda a comunidade escolar e tendo a tecnologia como importante aliada e integradora dos processos.

Apesar do acesso estar mais restrito e existir um maior controle nos fluxos de entrada e saída, o sistema de catraca terá braços móveis para garantir que, em casos de emergência, o fluxo de saída seja facilitado.

Como os públicos irão acessar o Colégio?

O acesso às dependências do Colégio Marista Champagnat se dará obrigatoriamente pelos cartões magnéticos.

ESTUDANTE: acessa sempre com o CARTÃO DE ESTUDANTE. Sua entrada e saída aparece como notificação para os pais no Marista Virtual App.

FAMÍLIA: as famílias da Educação Infantil, 1º e 2º ano EF, receberão um CARTÃO DA FAMÍLIA.

Quando as restrições de acesso não forem mais necessárias, as famílias de todos os níveis de ensino serão chamadas para cadastrar a biometria.

Caso a família deseje autorizar a retirada de um estudante por alguém regularmente, deverá fazer o pedido por escrito (de acordo com o documento modelo da escola).

EDUCADOR: utiliza um cartão branco atrás de seu crachá com identificação.

VISITANTE: é registrado na recepção e recebe o CARTÃO DE VISITANTE no ato.

Também em razão dos nossos protocolos de segurança, só receberemos visitantes no ambiente escolar em momentos de exceção, como sábados não letivos e horários que não tenham estudantes no Colégio.

Imagem1.png

Cuidados e dúvidas sobre o cartão do estudante

​O cartão do estudante é entregue junto a uma corda e um crachá para que os estudantes levem sempre consigo no pescoço – ele é um item essencial e obrigatório no dia a dia escolar. Contamos com o apoio das famílias para lembrar sempre de manter o cartão junto ao estudante. A seguir, algumas dúvidas que podem surgir.

E se cancelar, transferir ou encerrar o ciclo com o Colégio?

Os cartões de acesso do estudante e da família são devolvidos ao Colégio no fim do ciclo.

Perdi meu cartão, e agora?

Contate a Recepção ou Secretaria da escola para cancelamento. A família precisará comprar um novo cartão com a escola.

Esqueci meu cartão, e agora?

Em caso de esquecimento, o estudante acessará a escola pelo “comando de acesso manual". Para sair, deverá possuir autorização da Coordenação.