Champagnat, projeto de vida e solidariedade

07/06/2021
Vida Partilhada
Grupo Voluntariado do Marista Champagnat realiza primeiro retiro online de 2021

​​​Dentro da missão e do carisma marista, encontramos a formação de cidadãos comprometidos com a promoção da vida. Para contribuir para a efetivação desse objetivo, realizamos no Marista Champagnat o projeto de Voluntariado, que permite aos jovens o encontro com diferentes realidades, as quais questionam sua forma de pensar e agir, além de incentivar ações que fomentem o espírito solidário nos estudantes.

Com este propósito vivo, no dia 28 de maio, o grupo de Voluntariado do colégio realizou seu primeiro retiro online de 2021, tendo como tema central: Champagnat, projeto de vida e solidariedade.

O encontro contou com a presença dos estudantes membros do grupo de voluntariado e a participação especial do Ir. Matheus da Silva Martins (Irmão Marista), e do Pe. Joseilton Ramos, mais conhecido como Pe. Kazé (Congregação dos Josefinos de Murialdo), que colaboraram, juntamente com a equipe de pastoral escolar, com os estudos e momentos de reflexão. A acolhida e recepção calorosa ficou por conta da direção do colégio.

Na oportunidade, os voluntários puderam aprofundar seus conhecimentos acerca da vida e obra de São Marcelino Champagnat, reconhecendo nela aspectos que inspiram suas atitudes diárias e na cultura de solidariedade.  Em um segundo momento, refletiram sobre as dimensões da formação integral do ser humano, conhecendo alguns elementos importantes na construção de um projeto de vida, a partir de um olhar de cuidado para relações e correlações interpessoais e sociais.

O Paulo Henrique, estudante e integrante do Voluntariado Marista relata sobre as experiências do encontro. “O retiro do voluntariado fo​i uma ilha de esperança e positividade em meio a tanto medo, tanto caos e tantas perdas. O Irmão Matheus e o Padre Kazé nos trouxeram muito aprendizado sobre questões atemporais e atuais, numa conversa leve e sincera, cheia de reflexões, pensamentos e palavras de esperança. Durante e depois do encontro, eu me senti mais tranquilo e determinado a cuidar de mim mesmo e daqueles à minha volta. Agradeço ao Irmão Matheus e ao Padre Kazé por nos proporcionar uma tarde tão terna e doce!"

Em tempos como os quais enfrentamos, dedicar ações que convidem ao autocuidado, permitindo o olhar voltado ao interno de cada um, inspirados no projeto de vida de São Marcelino Champagnat, que ainda jovem camponês, superou as adversidades do seu tempo e teve coragem para investir em uma missão de cuidado com a vida, serviço e doação ao próximo, estimula que nossos jovens cresçam com os propósitos de bem alicerçados. ​

Sobre o Voluntariado Marista:

Tem por objetivo ajudar na construção da cultura da solidariedade. Os estudantes que integram o grupo acreditam que podem construir uma sociedade onde os valores de respeito, cuidado e amor ao próximo são possíveis através de pequenas ações.

Podem participar estudantes do 9º ano EF e do Ensino Médio. Para se inscrever o estudante deverá contatar o nosso Serviço de Pastoral Escolar.