COLÔNIA DE FÉRIAS: DIVERSÃO E APRENDIZAGEM DE MÃOS DADAS

20/01/2022
Formação
Durante a Colônia, as crianças colocam a mão na massa e aprenderam se divertindo.

O período de férias de verão é um momento muito esperado pelos estudantes Maristas. Muito mais que um descanso merecido, é a certeza de uma aventura. Para nossas crianças, nesse período, temos a Colônia de Férias, onde buscamos proporcionar dias de diversão e atividades lúdicas, recreativas e culturais para os estudantes de Educação Infantil e Anos Iniciais (1º a 5º ano EF), contando com a toda a estrutura do colégio e uma equipe de educadores que já é conhecida pelas crianças.

A Colônia de Férias do Marista Champagnat é preparada com muito carinho e as atividades são repletas de diversão. Esse ano, a programação contou com experimentos malucos, onde usaram a ciência para descobrir como a luz negra funciona ou, ainda, o que acontece quando se mistura leite e corante.

20220120_141324000_iOS.jpg 20220106_181558500_iOS.jpg 20220120_140910000_iOS.jpg

Além da curiosidade, também foi trabalhada a importância de fazer a comida com as próprias mãos. Durante a Colônia, os estudantes aprenderam a fazer pão caseiro, cupcakes e iniciaram uma horta, onde todos os dias foram regar e cuidar.

Se movimentar também é essencial na Colônia de Férias e, por isso, aulas de dança criativa foram ministradas com todas as turmas. Durante a experiência, as crianças dançaram com fitas, e até mesmo animais marinhos, fingindo que estavam no fundo do mar. Para marcar o final da primeira semana, as crianças realizaram um circuito de trânsito. Para isso, trouxeram seus meios de transporte (bicicleta, patins, patinete e até um skate). No final do dia receberam a primeira carteira de habilitação.

Todas essas experiências e atividades são pensadas para despertar a curiosidade dos nossos estudantes, tornando assim possível brincarem e se divertirem enquanto configuram suas aprendizagens de um modo potente e significativo. Neste espaço, as crianças podem desenvolver a autonomia e construir de novas amizades. Encerramos essa edição da Colônia com uma única vontade: voltar ano que vem!

20220106_175849100_iOS.jpg

Nossa proposta pedagógica

A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do nosso Instituto, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A nossa metodologia fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.

O nosso estudante, na Educação Infantil, nos Anos Iniciais, nos Anos Finais e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, nossa escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.