Navegar para Cima

Notícias

Como a escola pode auxiliar no desenvolvimento de hábitos de estudos

18/03/2022
Educação
Formas de criar ações diárias para melhorar o aprendizado

A evolução dos estudantes a cada nível tem suas peculiaridades e dificuldades. Nosso papel é guiar os jovens e ajuda-los a encontrar o melhor caminho. Para isso, os hábitos de estudos são construídos com o tempo e em pequenas ações diárias, no Colégio Marista Champagnat iniciamos na Educação Infantil, aumentando o nível de exigências e complexidade das atividades, até chegar ao Ensino Médio. 

O programa Hábitos de Estudo, ministrado na Rede Marista, faz a aplicação de instrumentos de organização adequados ao perfil da turma e realizando ações pontuais na rotina escolar do estudante. O programa inclui tabelas com dicas para a organização rotina semanal, marcadores de páginas, para incentivar na leitura, folhas para ilustração, cartelas de adesivos, entre outros materiais de apoio.

Com a transição dos estudantes do 5º ano para o 6º ano do Ensino Fundamental, os desafios aumentam, exigindo maior autonomia, protagonismo e organização. Entre as mudanças, os jovens encaram novos componentes curriculares e áreas do conhecimento. Essa transição gera ansiedade, pois exigem dos estudantes recursos emocionais e cognitivos para darem conta das novas demandas que se apresentam no âmbito escolar, assim nasce o projeto Meu Jeito de Aprender, no Marista Champagnat. “Trabalhamos para que os estudantes se sintam seguros e confiantes com as demandas que esse nível exige e obtenham êxito no processo de ensino aprendizagem”, explica a Orientadora Educacional dos Anos Finais e Ensino Médio, Clamarta Pasuch. 

O projeto, que inicia com o ano letivo, prevê diversas atividades, como a confecção de uma planilha para organizar provas e trabalhos, o acompanhamento individual do estudante pelos nossos professores e orientadora educacional e um roteiro de orientações para seguir em sala de aula e em casa.

Para que os nossos estudantes desenvolvam hábitos de estudos, é fundamental que a família dê suporte ao estudante, com uma rotina sistemática e um espaço adequado para os estudos em casa. Para auxiliar as famílias, o entregamos na reunião de pais uma cartilha com dicas e orientações.