No Colégio Marista Champagnat, o desenvolvimento do estudante é constante e ocorre dentro e fora da sala de aula. São oferecidas diversas possibilidades de aprendizagens extras no contraturno escolar. As Atividades Complementares contemplam, entre outras, iniciativas artísticas, científicas, esportivas e de solidariedade.
Alinhadas aos valores que balizam a educação marista, as Atividades Complementares contribuem diretamente para a formação integral das crianças e adolescentes. Através delas, potencialidades são exploradas, talentos são desenvolvidos e aprimorados e cidadãos mais conscientes de seu papel social no mundo são formados.
Para
esclarecimento de dúvidas e demais informações sobre portfólio, datas, horários
e valores, o contato é feito através do e-mail [email protected] ou do telefone 51 3320.6210.
Conheça as Atividades Complementares ofertadas no Marista Champagnat
Pastoral
Pastoral Juvenil Marista (PJM): a Pastoral Juvenil Marista (PJM) é um espaço de participação de adolescentes e jovens, a partir do 7º ano EF, onde se trabalha a formação de lideranças através da socialização, da construção da consciência crítica, da vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista.
Voluntariado: nosso grupo de Voluntariado tem por objetivo ajudar na construção da cultura da solidariedade. Os estudantes que integram o grupo acreditam que podem construir uma sociedade onde os valores de respeito, cuidado e amor ao próximo são possíveis através de pequenas ações. Podem participar estudantes do 9º ano EF e do Ensino Médio.
Cidadania
Grêmio Estudantil Champagnat – GEC: grupo representativo, a exemplo da Associação de Pais, eleito e formado por nossos estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, que representam os interesses dos colegas junto à Direção e Comunidade Escolar. Proporciona ações culturais, esportivas e de conscientização, além de organizar o Baile de Primavera, a Break Cup e recreios em datas comemorativas.
Ciência e Tecnologia
Clube de Ciências: a atividade reúne estudantes do 6º e 7º ano EF que demonstram interesse por ciências para, juntamente com o professor, planejar e executar investigações. Promove um maior conhecimento de Ciência e Tecnologia, fomenta a atitude crítica em relação à informação científica e oferece ambiente propício para dialogar e compartilhar experiências.
Criação de conteúdo: sensibilização audiovisual e uso das novas tecnologias de captação e edição de áudio, vídeo e os recursos existentes. No cronograma da atividade estão previstos concepções teóricas, produção de documentários e podcasts, edição e finalização de áudio, com a publicação do material em canal do Youtube.
Internet das coisas (IOT): desenvolve, nos estudantes e professores, uma cultura de uso das tecnologias e inovação, no processo de ensino e aprendizagem. Para desenvolver as atividades, propomos que seus conteúdos sejam tratados a partir de três linhas de ação: Pensamento Computacional (jogos de algoritmos), Softwares específicos (Minecraft, modelagem 3D, programação de drones através de simuladores digitias, Scratch, Tinkercad) e a Robótica (automação) prototipagem.
Esporte e práticas físicas
Balé: desperta o prazer pela dança, estimula a prática corporal por meio do movimento e do gesto, permite a criação coletiva e individual. Desenvolve a concentração, memorização, organização espacial, sociabilidade, autoestima e consciência crítica. A prática dessa modalidade possibilita ainda a aquisição dos requisitos mínimos exigidos na modalidade, respeitando as particularidades de cada faixa etária.
Jazz: desperta o prazer pela dança, estimula a prática corporal por meio do movimento e do gesto, permite a criação coletiva e individual. Desenvolve a concentração, memorização, organização espacial, sociabilidade, autoestima e consciência crítica. A prática dessa modalidade possibilita ainda a aquisição dos requisitos mínimos exigidos na modalidade, respeitando as particularidades de cada faixa etária.
Patinação: desenvolve a motivação e aprimoramento das técnicas básicas da Patinação, musicalidade, expr essão corporal e interpretação, equilíbrio, coordenação motora e condicionamento físico. As apresentações têm caráter educativo e integrador para as quais são trabalhadas coreografias e figurinos específicos.