Navegar para Cima

Notícias

COMO BRINCADEIRAS PODEM CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL?

13/12/2021
Educação
Estudantes da turma 114, do 1º ano EF, realizam projeto sobre múltiplas identidades

​​No Colégio Marista Champagnat, durante os ​​​​​​primeiros anos da vida escolar cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solid​ariedade. Por isso, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento integral da criança. Os planejamentos são realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, organizamos ações de leitura, desenho, música, jogos e construções matemáticas, além de experiências, contemplando o​ contato com a natureza e a linguagem tecnológica.

Os estudantes da turma 114, da Professora Vanessa Rosa, durante o segundo do semestre letivo, tiveram interesse em investigar a temática de Identidade de diferentes povos e culturas. A curiosidade sobre o tema surgiu através de um projeto anterior, apresentado no Salão Jovem da UFRGS, intitulado “Tem uma Janela na minha Boca: estudos sobre os dentes de leite”. Em que as crianças observaram a fase das trocas dos dentes de leite e ainda realizaram reflexões, pesquisa sobre este momento em uma perspectiva de transformação e evolução humana.

A partir desse estudo, a turma fez diversos questionamentos para compreender se todas as pessoas tinham as mesmas características genéticas na boca, cabelo, rosto e corpo. Então, ao pesquisarem sobre o assunto “Identidade de diferentes povos e culturas”, perceberam que cada ser humano tem suas próprias características únicas e especiais e elas devem ser respeitadas e valorizadas.

​​Ao final desse projeto cada estudante fez seu próprio autorretrato, expressando através do desenho suas características pessoais e sua identidade, utilizando diferentes pigmentos de tintas para construir as cores referentes aos seus tons de pele, com a ajuda da professora de Artes, Gabriela Vargas, e a monitora, Mariana Bitencourt.