Navegar para Cima

Notícias

Como construir conhecimentos por meio da literatura infantil?

04/05/2022
Nosso jeito de educar
Estudantes do 1º ano EF realizam uma festa do pijama em uma aula lúdica e divertida após leitura de uma obra infantil

​​As crianças do 1º ano do Ensino Fundamental iniciam o ano letivo cheias de expectativas, bastante animadas e curiosas com o novo contexto escolar. Para este período de adaptação e acolhida foi planejado, pelos professores, o desenvolvimento de uma Sequência Didática na área da Linguagem. Para fortalecer as emoções e oportunizar a retomada e criação de novos vínculos, contribuindo para a construção da segurança das crianças no ambiente escolar. 

Esta Sequência Didática visa envolver as crianças na busca pela construção do seu próprio conhecimento, através da literatura infantil, buscando a apresentação de textos de diferentes gêneros literários. 

Nesta semana as turmas entraram no universo do “faz de conta" e realizaram uma Festa do Pijama! Baseado no livro Viviana - Rainha do Pijama, escrito pelo autor Luciano Machado, que conta a história de uma menina que sonha em saber se os animais usam pijama quando vão dormir, Viviana resolveu fazer uma festa do pijama para eles, onde ela promove um concurso para eleger o pijama mais “animal". A utilização da obra permitiu uma aula lúdica, divertida e ainda auxiliou no desenvolvimento do interesse pela leitura. 

Os estudantes do 1º ano do EF foram convidados a vestir os seus pijamas e chambres, trazer mantas quentinhas e ursos de pelúcias para brincar de construir cabanas e dramatizar a história. Realizaram um alegre desfile para mostrar o seu pijama, degustaram um lanche especial enviado pelas famílias e se divertiram com desafios relâmpagos. Foi uma tarde muito divertida e incomum, pois quem mais usa pijama para ser um estudante bacana?!