Como nascem os animais?

14/01/2021
Estudantes da Educação Infantil acompanham a transformação de uma borboleta

​​​​​Durante o desenvolvimento de uma criança, cada detalhe é importante para a construção do seu repertório de significados. Acreditamos no protagonismo de nossos estudantes, e trabalhamos para oferecer uma educação integral e de qualidade, onde a curiosidade do dia a dia, por meio da escuta, se transforma em projetos que permitem novos conhecimentos.

Foi através dessa perspectiva, que os estudantes do Nível 1 da Educação Infantil realizaram um projeto para acompanhar o crescimento de uma borboleta. Por meio da curiosidade dos alunos, trouxeram até a sala de aula uma lagarta, que recebeu os devidos cuidados para se desenvolver naquele ambiente. O objetivo foi acompanhar a sua transformação, conhecer mais sobre a espécie e tudo o que engloba o seu universo. Durante alguns dias, a Lacinho – como foi carinhosamente apelidada pela turma - foi tema de diversas atividades do Nível 1B.

Após se tornar um casulo, os estudantes foram convidados a reproduzi-la utilizando materiais como tinta e argila, o que permitiu também o desenvolvimento de habilidades relacionadas a cor, textura, superfície, formas e volume.

​Até que, em um determinado dia, ao chegar na sala de aula, a Lacinho havia se transformado em uma borboleta. Nesse momento, a turma construiu um espaço significativo para demonstrar a evolução do estudo e, por fim, libertá-la para a natureza.

​​ Texto auxiliar da imagem

Borboleta que se desenvolveu na turma

​Conheça os diferenciais da Educação Infantil

​AMBIENTES QUE INSPIRAM A APRENDIZAGEM

Nossos ambientes são planejados de acordo com a intencionalidade pedagógica. Assim, as salas de aula e o Ateliê convidam as crianças a serem protagonistas de suas aprendizagens, configurando-se como espaços versáteis de liberdade de expressão, criatividade e autonomia. São promovidas diversas atividades lúdicas e recreativas, utilizando materiais artísticos, pedagógicos e naturais.

​CONSTRUÇÃO DO SABER E MÚLTIPLAS LINGUAGENS

Em nossa proposta pedagógica, a criança é o centro de todo o processo educativo. Para tanto, a elaboração das atividades e dos projetos envolve a escuta e a participação dos estudantes. Dessa forma, são desafiados a desenvolver o pensamento crítico, a partir de múltiplas formas de linguagens: escrita, matemática, plástica, tecnológica, gráfica, musical, entre outras.

​ESPAÇOS AO AR LIVRE

Os espaços escolares precisam contemplar o direito da criança de se movimentar e vivenciar aprendizagens em ambientes ao ar livre, bem como o contato com a natureza. Portanto, além de pátios arborizados, nossos espaços lúdicos externos permitem às crianças experimentações, descobertas e momentos repletos de alegria, como o Espaço da Água e a Praça do Som.

​LIVING ENGLISH

Com um método de ensino baseado na habilidade de comunicação, nossas aulas de Língua Inglesa acontecem nas próprias salas de aula, contando com materiais diversificados. A música, considerada uma linguagem que auxilia as crianças significarem o meio social e cultural em que estão inseridas, também é utilizada como um importante recurso para potencializar o aprendizado do idioma.