Navegar para Cima

Notícias

Como percebemos o tempo?

08/12/2020
Educação
8º ano do Ensino Fundamental realiza atividade sobre a percepção do tempo no contexto de pandemia

​​​​​De que forma percebemos o tempo agora? Quais os impactos deste contexto de pandemia na forma como utilizamos o nosso tempo? 

Essas reflexões guiaram a aula da área do conhecimento de Linguagens do 8º ano do Ensino Fundamental do Marista Champagnat. A partir da leitura de Extraordinário, de  R. J. Palacio, e de A volta ao mundo em 80 dias, de Júlio Verne, os estudantes refletiram sobre o tempo e as diferentes formas de percebê-lo. Na primeira obra citada, a narrativa c​onta a história de um menino que sofre da síndrome de Treacher Collins, que causa deformação facial. Já o segundo livro retrata a tentativa do cavalheiro inglês Phileas Fogg e seu valete, Passepartout, de circum-navegar o mundo em 80 dias. 

Tratando as leituras como atemporais, a proposta foi relacionar a temática do tempo às leituras e ao contexto de pandemia e isolamento social​. ​A atividade propiciou aos estudantes do Marista Champagnat uma ​autoanálise sobre como vêm lidando com esse contexto desafiador e quais tem sido seus maiores desafios.

Os conteúdos foram trabalhados de forma interdisciplinar e integradora na área do conhecimento de Linguagens. Discursos da arte, criações juvenis e a criação artística como experiência poética foram trabalhados no componente curricular de Arte. Em Língua Portuguesa, o 8º ano do Ensino Fundamental aprofundou estratégias de leitura, semântica, contextualização sócio-histórica e concepções e valores presentes nos textos literários. Em Língua Inglesa, foram abordados os gêneros textuais e acolhida às diversidades de culturas e discursos. A resolução de situações-problemas enfrentadas nas práticas corporais, sua relação com a ética e a moral, e padrões e estereótipos criados pela sociedade, foram trabalhados no componente curricular de Educação Física. ​

Sobre os Anos Finais do Marista Champagnat

​Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.

Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.

Tendo como horizonte a formação cada vez mais global dos adolescentes e jovens, em 2021​, contaremos com novidades, bem como estratégias já consolidadas no cotidiano escolar. São projetos e iniciativas que têm como foco a inovação e a vivência de aprendizagens que potencializam o desenvolvimento de habilidades e competências.​