Como nós aprendemos?

04/10/2019
Educação
Estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Médio realizam encontro para refletir e aprender mais sobre seus hábitos de estudos

​​Com o objetivo de ter mais clareza e organização nos momentos dedicados ao estudo, os estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental participaram de um encontro com a psicóloga Valéria Fagundes, aqui no Colégio Marista Champagnat.

O momento de preparação, conduzido pela profissional e pesquisadora em Neurologia, tinha como tema “Por que é tão difícil estudar sozinho", apresentando diversas dinâmicas e dicas para auxiliar os estudantes na melhor organização em relação aos seus estudos.

Para os estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, existem os desafios de conviver com as mudanças curriculares, que ocorrem em virtude da transição dos anos iniciais para os anos finais. Esses desafios exigem maior autonomia, protagonismo e organização do estudante. Os alunos passam a conviver com uma nova forma de organização curricular, com componentes curriculares e áreas do conhecimento, além da pluridocência (mais de um professor) e a avaliação expressa através de notas. Essas mudanças geram grande ansiedade, pois exigem dos estudantes recursos emocionais e cognitivos para darem conta das novas demandas que se apresentam no âmbito escolar.

Para auxiliar nessa caminhada, o nosso Serviço de Orientação Educacional (SOE) desempenha uma série de iniciativas com os estudantes, como palestras e momentos formativos. Além disso, foram encaminhados materiais como cronogramas e tabelas para as famílias, visando auxiliar na administração do tempo livre e na organização das notas de trabalhos e provas. Para que os nossos estudantes desenvolvam hábitos de estudos é fundamental que a família dê suporte ao seu filho, com uma rotina sistemática e um espaço adequado para os estudos em casa.

Com a utilização de materiais, nossos estudantes conseguem visualizar melhor seus compromissos escolares e gerenciar o tempo com o uso da agenda ou de cronogramas. "O objetivo do projeto é auxiliar os estudantes para desenvolverem hábitos de estudos, tanto em sala de aula, como em casa, mas isso não é um trabalho pontual, é necessário trabalharmos ao longo do ano, estando atentos as demandas que surgem", destaca a orientadora Clamarta Pasuch.

​​botao_site.png